PUB

Boa Vista

Há famílias a passar fome no bairro da Boa Esperança – garante associação

A Associação Grupo Jovens Solidários da Boa Vista (AGJSBV) denuncia que há famílias a passar fome na Boa Vista, sobretudo, no bairro de Boa Esperança.

Recorde-se que o sector do turismo é um dos maiores empregadores e dinamizadores da economia da ilha da Boa Vista e um dos mais afectados pela pandemia, estando a Boa Vista há mais de um ano praticamente sem turistas.

Segundo o presidente da AGJSBV, Lamine Rash, o advento da pandemia e a consequente paralisação do sector trouxe graves consequências às famílias com a perda de rendimentos, principalmente as que trabalhavam nas unidades hoteleiras.

“Os que ainda recebem um salário, posso dizer que é meramente insuficiente, para pagar o aluguer e sustentar os filhos. Isto é, muitos não têm conseguido colocar uma refeição na mesa”, disse Lamine Rash, citado pelo Boa Vista no Ar, classificando a situação de “lamentável e muito triste”, com tendência a piorar.

Situação essa confirmada por alguns dos residentes do bairro da Boa Esperança, o maior bairro informal de Cabo Verde.

“Está difícil. Há um ano que estou sem trabalho e tem sido difícil dar de comer aos meus cinco filhos. Ontem fomos socorridos por uma vizinha”, avançou Dino ao Boa Vista no Ar.

À mesma fonte, Maria, mãe de três filhos apelou à atenção das autoridades, para minimizar o sofrimento dos mais vulneráveis.

“Sinceramente é lamentável não ter de comer para dar aos filhos. Sou mãe solteira e às vezes limito-me a não comer, para repartir o pouco que tenho aos meus três filhos”, declarou.

Conforme o presidente associativo, o grupo tem ajudado a comunidade no que pode, mas com o agravamento da situação pandémica, e social, a capacidade de resposta é limitada.

“É lamentável e muito triste a situação de muitas famílias aqui na Boa Vista. Muitas famílias passam fome. Falo do bairro, onde conheço melhor a realidade, mas de certeza, que em outros povoados vive-se a mesma situação”, sentenciou,  Lamine Rash.

C/Boa Vista no Ar

PUB

PUB

PUB

To Top