PUB

Educação

UNI-CV e Universidade do Porto unem-se para comemorar o Dia Mundial da Língua Portuguesa

A Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) e a Universidade do Porto, Portugal, juntam-se para celebrar o Dia Mundial da Língua Portuguesa com um leque variado de ações, formações e uma sessão sobre a escrita académica. Essa data, que foi criada na 4ª sessão da Conferência Geral das Nações Unidas para a educação, UNESCO e cultura, celebra-se pela segunda vez em todo o mundo.

Em entrevista a rádio nacional, a responsável pelo Instituto Camões na Uni-CV, Mariana Faria, explica que a iniciativa visa incentivar o pensamento crítico estudantil e promover a capacidade de escrita acadêmica, estimulando assim a própria reflexão em como compreender e realizar corretamente os padrões e as orientações  específicas dessa escrita.

“Isso vai permitir que os estudantes aprofundem a compreensão sobre o processo da escrita dominando, de forma mais clara, os princípios de integridade e de honestidade académica, de modo a proporcionar a consolidação da voz autoral e a libertação de processos de escrita que não correspondem ao padrão que os espera no contexto académico”, esclarece Faria.

Essa responsável reconhece, no entanto, a complexidade do contexto linguístico cabo-verdiano, na produção científica, que se interpela aos alunos.

“Encontramos estudantes que têm frequentemente como língua materna o crioulo cabo-verdiano e o português como língua segunda, e é natural que tenhamos de pensar naqueles que são os processos, por um lado de transparência entre o crioulo cabo-verdiano, e o português, e que os ajude a escrever de uma forma mais clara e os ajude, de fato, a ter mais flexibilidade”.

Conforme a mesma fonte, o plágio continua a ser uma preocupação no meio académico, porém Faria considera que ele advém sobretudo do desconhecimento das normas de escrita científica.

Celebração da Língua Portuguesa

As comemorações do Dia Mundial da Língua Portuguesa ficam marcadas por um ciclo de debates promovidos pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) sobre o tema “Promoção e difusão da Língua Portuguesa – Estratégias globais e políticas nacionais”.

Em parceria com a ONU e com outras entidades a data já era comemorada depois de ter sido declarada pelos países lusófonos em 2009. O secretário geral das Nações Unidas define o dia 5 de maio como um exemplo daquilo que a quer atingir sobretudo agora que celebra este ano o 35º aniversário.

Várias comemorações decorrem em simultâneo em vários países e Cabo Verde não é exceção. É neste sentido que o Centro Cultural Português na Praia, promove hoje espetáculos em direto a partir de Portugal com recital de poesia de Pedro Lamares: “Terras que já tinham nome” e em direto de Mindelo “Sopro”.

C/RCV

PUB

PUB

PUB

To Top