PUB

Política

“Os enfermeiros continuam a ser pedra angular do nosso sistema de saúde”- PR

O Presidente da República parabeniza os enfermeiros cabo-verdianos e destaca a trajetória que esses têm no desenvolvimento do sistema de saúde, na sua mensagem alusiva ao Dia Internacional do Enfermeiro, que se celebra hoje, 12 de maio.

Jorge Carlos Fonseca, considera que os enfermeiros têm escrito com “sabedoria, entrega e coragem”, a história do sistema de saúde de Cabo Verde e, por isso, “com muita justiça, já foram chamados de espinha vertebral do sistema.”

“São muitos os enfermeiros que ficaram célebres entre as populações das diferentes ilhas e regiões do país, pela sua dedicação à nobre profissão. Esse espírito de luta, entrega e competência, foi sendo passado de geração em geração, através da transmissão directa da experiência  e do exemplo, mas, sobretudo,  por meio de um instrumento fundamental: a Escola de Enfermagem”.

Por esta razão, apontou, as Escolas de Enfermagem foram espaços privilegiados de perpetuação das nobres tradições da classe e de abertura ao conhecimento, realçando o facto de que no país mais de 90% dos enfermeiros já são licenciados.

Neste sentido, reiterou que os enfermeiros, hoje mais de um milhar, continuam a ser pedra angular do sistema de saúde do país, enfrentando novos desafios em termos de conhecimento, inovação e prestação de cuidados de saúde cada vez mais diversificados e complexos.

O Chefe do Estado destaca também a criação da Ordem dos Enfermeiros que se encontra em regime de instalação, e os desafios a enfrentar, nomeadamente o processo de enquadramento de enfermeiros licenciados, o incentivo à especialização e à pesquisa.

Todos os anos a 12 de Maio assinala-se mundialmente o Dia Internacional dos Enfermeiros cujo propósito é homenagear todos os enfermeiros e relembrar a importância destes profissionais da enfermagem na prestação de cuidados de saúde à população em geral.

Este dia foi criado pelo Conselho Internacional de Enfermeiros, data escolhida com o intuito de assinalar o aniversário do nascimento de Florence Nightingale, conhecida como “A dama com a lâmpada”, uma enfermeira britânica considerada a fundadora da enfermagem moderna.

PUB

PUB

PUB

To Top