PUB

Sociedade

Cerca de 28.660 famílias vulneráveis receberam apoio do RSI durante a pandemia

Enquadrado no Rendimento Social de Inclusão (RSI), o país conseguiu apoiar um total de 28.667 famílias vulneráveis e 90 cuidadores destinados a idosos, com a finalidade de proteger a instituição familiar, diz o Governo.

Estas informações foram avançadas pela diretora-geral da Família e Inclusão Social, Rosária Almeida, no âmbito do Dia Mundial da Família, celebrado hoje, 15 de maio, destacado pela importância de se investir em políticas sociais, por forma a proteger os indivíduos e famílias mais vulneráveis.

Apesar dos desafios, a diretora acredita que Cabo Verde está num “bom caminho” e que o Governo promoveu políticas de apoio às famílias mais vulneráveis com programas mais directos, através do Ministério de Família e Inclusão Social, com a atribuição de Rendimento Social de Inclusão.

“Foi um apoio muito bem estruturado, e talvez o mais importante, e que serviu para ajudar as famílias a combater a situação de vulnerabilidade. Foram contempladas com o Rendimento Social de Inclusão 28.667 famílias que vivem em situação de vulnerabilidade, e disponibilizados 90 cuidadores para idosos que vivem sós ou com famílias sem possibilidades financeiras”, disse.

A responsável destacou também um plano de refeições quentes destinado a idosos, com apoio de parceiros, em que é atribuído refeições quentes a idosos acamados que vivem sozinhos, sem cuidadores, com subvenção do Ministério da Família.

Mesmo com o aumento da pressão económica sobre a família, devido à esta pandemia, a Rosária Almeida acredita que “hoje mais do que nunca”, é necessário o apoio do Governo aos mais vulneráveis.

De acordo com dados disponibilizados pela diretora-geral da Família e Inclusão Social, em Cabo Verde, 40.699 pessoas vivem no modelo da família monoparental, em que a mulher é a chefe da família.

C/ Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top