PUB

Sociedade

Dia Internacional da Família: Jorge Carlos Fonseca e Dom Arlindo Furtado lembram importância da família especialmente no contexto da pandemia

Em mensagem alusiva ao Dia Internacional da Família, o presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, e o Cardeal Dom Arlindo Furtado lembram a importância da família na sociedade e alertam para os impactos da covid-19 na vida das mesmas.

Citado pela Rádio de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca apela por medidas “concretas e assertivas”, de forma a atenuar os efeitos da pandemia no seio familiar.

“Como presidente da República, faço um apelo a este novo governo que tome cada vez mais medidas, mais concretas. Como por exemplo, no combate à violência doméstica, combate à pobreza extrema, delinquência juvenil, pois, tudo isso, tem um grande impacto na estrutura familiar”, pontuou.

Além disso, o presidente da República de Cabo Verde dirigiu, também, a sua mensagem às pessoas que têm vindo a ser afetadas, direta ou indiretamente, pela pandemia.

“Solidarizo-me, neste momento, pelas pessoas que estão afetadas pela pandemia e um abraço de conforto aqueles que perderam os entes queridos por virtude desta pandemia”, disse.

Por sua vez, o cardeal e bispo, Dom Arlindo Furtado, sublinha que a família é fundamental em toda a sua dimensão e que, apesar dos constrangimentos, tem sido o “refúgio” nestes tempos de pandemia.

“Tudo desaba e a família fica, para suportar a vida, medir forças, concentrar energias e preparar uma nova etapa. Em Cabo Verde, a família tem sofrido muito desgaste e enfermidades. É essencial que tenhamos consciência disso e trabalhemos no sentido de reconstruí-la”, reiterou.

De acordo com Organização das Nações Unidas (ONU), o aumento do número de mães e pais solteiros tem chamado a atenção da instituição para a questão da proteção social.

O dia internacional da família foi criado em 1989 e, quatro anos depois, foi escolhido o dia 15 de maio para a sua celebração.

C/ RCV

PUB

PUB

PUB

To Top