PUB

Política

Marcelo Rebelo de Sousa promete mais apoios para Cabo Verde

O Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, destacou hoje o nível “excelente” das relações entre Cabo Verde e Portugal, reiterando que futuramente haverá “mais apoios” para ajudar o arquipélago no combate à pandemia da covid-19.

O chefe de Estado português fez estas declarações à imprensa no Palácio Presidencial, após ter sido recebido pelo chefe de Estado cabo-verdiano, Jorge Carlos Fonseca, no âmbito de uma visita de quatro horas a Cabo Verde.

Conforme lembrou, recentemente Portugal ofereceu a Cabo Verde 24 mil doses de vacinas, através de uma reacção rápida do governo português que, para além das vacinas, enviou duas equipas de profissionais da saúde.

Por seu turno, Jorge Carlos Fonseca enalteceu o apoio de Portugal oferecido a Cabo Verde, realçando que o gesto em prontificar a oferta é “símbolo de muita amizade e muita fraternidade”, tendo em conta a actual situação pandémica vivida no arquipélago.

A ajuda de Portugal, destacou, só é possível acontecer deste modo, num relacionamento entre dois países que são verdadeiramente países que lidam um com o outro, com base na fraternidade, na amizade e na cumplicidade, considerando, neste sentido, ser fundamental a cooperação existente nas várias áreas entre os dois países.

Além das 24 mil doses de vacinas cedidas por Portugal, dois médicos e quatro enfermeiros do INEM chegaram no domingo a Cabo Verde para reforçar a capacidade de resposta à covid-19 dos hospitais centrais, da Praia e de São Vicente.

C/ Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top