PUB

Cultura

Webinar “O inventário como base para a salvaguarda do acervo. O caso do Museu de Arqueologia” apresentado hoje em live

As comemorações alusivas ao Dia Internacional dos Museus, celebrado amanhã, 18, arrancam com a apresentação, via facebook, do tema “O inventário como base para a salvaguarda do acervo. O caso do Museu de Arqueologia”. O Webinar é promovido pelo Instituto do Património Cultural (IPC).

A explanação será feita na página do facebook da instituição, hoje a partir das 15h,  pelo Gestor do Património e técnico do IPC, Adilson Dias, e incide sobre o processo de elaboração do inventário do património móvel, centrando a sua intervenção no Museu de Arqueologia e na plataforma em uso para a gestão do acervo dos Museus de Cabo Verde.

Conforme nota de imprensa, trata-se de uma plataforma inovadora que permite em tempo oportuno e em detalhes todas as informações sobre cada peça dos museus, enquanto elementos únicos e de interesse excecionais.

“O Inventário Nacional do Património Imóvel é um projeto estruturante, levado a cabo pela direção dos Museus do IPC que suporta e fundamenta o cumprimento das demais funções museológicas. O inventário do acervo do Museu de Arqueologia estará disponível na Plataforma do Inventário Nacional do Património que acolherá dados de todos os museus de Cabo Verde, sob tutela do Instituto”, lê-se em nota.

O Dia Internacional dos Museus é celebrado este ano sob o lema: “O Futuro dos Museus: Recuperar e Reimaginar”.

Refletindo sobre os efeitos da crise sanitária no sector dos museus, as comemorações deste ano propõem uma abordagem sobre a forma como os museus se reinventam para o cumprimento da sua missão.

O IPC, através da Direção dos Museus, irá realizar algumas atividades alusivas a essa data, como forma de estabelecer e reforçar os laços entre os diferentes Museus existentes no país e partilhar experiências com outros países para o fortalecimento destas organizações.

PUB

PUB

PUB

To Top