PUB

Política

Austelino Correia é o novo presidente da Assembleia Nacional

O deputado nacional, Austelino Correia, eleito pelo círculo eleitoral de Santiago Norte na lista do MpD, foi hoje, igualmente, eleito como presidente da Assembleia Nacional. Armindo da Luz, também do MpD, é o novo vice após o parlamento ter rejeitado Orlando Dias.

O primeiro ato constitutivo da X Legislatura, que aconteceu na manhã de hoje (19), contou com a totalidade dos 72 deputados e definiu Austelino Correia, (MpD) eleito com 64 votos favoráveis, quatro contra e quatro abstenções, sucedendo, assim, a Jorge Santos.

Porém, na sequência do escrutínio para a constituição da nova mesa da Assembleia Nacional reinou o impasse. Em causa, a eleição do primeiro vice-presidente e nome de Orlando Dias (MpD) foi chumbado.

Dias contou com 36 votos favoráveis, 35 contra e uma abstenção, sendo assim não obteve o número de votos suficientes necessários para a sua eleição. Os termos regulamentares exigem a maioria absoluta para que um candidato seja designado.

Pelo que a sessão foi suspensa, no fim desta manhã, para haver alguma concertação no seio dos parlamentares.

De salientar que o facto de Dias ter contabilizado 35 votos negativos e uma abstenção indica que o deputado recebeu votos contra de membros do seu próprio partido, o MpD, que têm a maioria absoluta no Parlamento.

Após o impasse, e já durante a tarde, a mesa da Assembleia, órgão igualmente eleito, colocou Armindo da Luz (MpD) no cargo do vice-presidente.

Assim sendo, a mesa fica completa com os seguintes nomes: Eva Ortet, do PAICV, para segunda vice-presidente com 47 votos favoráveis, Georgina Gemiê, do MpD, para primeira secretária com 51 votos, Julião Varela, do PAICV, para segundo secretário da mesa com 50 votos e Anilda Tavares, do MpD, para terceira secretária, eleita com 48 votos.

C/Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top