PUB

Cultura

Museus nacionais abertos ao público gratuitamente até 31 de Maio 

Até ao próximo dia 31 de maio, as pessoas podem visitar, gratuitamente, os museus nacionais. A medida enquadra-se nas comemorações do Dia Internacional dos Museus, celebrado ontem, 19 de Maio. A iniciativa abrange visitantes estrangeiros e nacionais.

“Esta é uma medida para tentar atrair alguns visitantes aos museus, porque ,normalmente, as pessoas não sabem o valor que é pago nos museus e a questão de ser pago coloca alguma restrição das pessoas, que possam ter algum interesse. Portanto, estaremos com quase duas semanas de visitas guiadas gratuitas a decorrer nos museus”, precisa a coordenadora Ana Samira Silva, realçando que a entrada gratuita será feita em todos os museus sob a tutela do Ministério da Cultura.

Tendo em conta o actual contexto da pandemia da covid-19, todas as medidas e recomendações das autoridades sanitárias serão seguidas por forma a evitar a propagação da doença, conforme a responsável.

No passado mês de Fevereiro, o Instituto do Patrimônio Cultural (IPC) avançou que os museus em Cabo Verde registaram uma quebra de mais de 80% de visitantes em 2020, em relação a 2019.

De acordo com o IPC, as 10 estruturas museológicas receberam um total de 3.656 visitantes no ano passado, das quais a maioria foi estudantes, seguidos dos turistas estrangeiros, sendo que mais de 90% destas visitas ocorreram no primeiro trimestre do ano, face aos 30 mil visitantes de 2019.

O IPC através da direcção dos museus tem sob a sua tutela 10 estruturas museológicas distribuídas pelas ilhas de Santiago, Sal, Brava, São Nicolau e São Vicente.

O Dia Internacional dos Museus é comemorado anualmente em 18 de Maio.

O objectivo desta data é incentivar a população ao hábito de visitar e apreciar os museus, seja de arte moderna, clássica, contemporânea e etc.

C/Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top