PUB

Economia

Sal: Projeto Biodiversidade lança iniciativa “Sustentável, do Mar ao Prato” 

Esta ação pretende aumentar a consciencialização e sensibilizar os pescadores, restaurantes e consumidores de forma a apoiar e inspirar a mudança em direção às práticas de pesca e consumo mais sustentáveis. A iniciativa tem a garoupa como espécie-alvo da campanha.

Incidindo sobre os vários desafios em relação à gestão dos recursos marinhos, e abordando as diferentes partes envolvidas na cadeia do setor de pesca, esta iniciativa, além das atividades de capacitação e sensibilização, pretende promover eventos de divulgação e material promocional. 

Desta forma, este projeto almeja reforçar as parcerias e incentivar os pescadores participantes do programa Guardiões do Mar, e também com os vendedores e consumidores com a ideia de que o peixe “sustentável e bo amedjor escolha.”

A ideia, avançam os promotores, é que “tanto pescadores como peixeiras respeitem o tamanho mínimo de captura e venda de várias espécies de peixe populares, incluindo a garoupa, que é a espécie-alvo selecionada para a campanha”. 

“Essas parcerias, juntamente com acordos com restaurantes e com o apoio das autoridades de pesca locais, irão constituir uma rede de consumo de peixe sustentável na ilha do Sal, num esforço para inspirar uma mudança no comportamento de consumo dos turistas e da comunidade local”, lê-se na nota enviada à redação.

Esta iniciativa foi, num primeiro momento, implementada em São Vicente pela ONG Biosfera I, em 2019, e tinha também como alvo a garoupa.

“Sustentável, do Mar ao Prato” é financiado pelo Programa das Pequenas Subvenções do Fundo Mundial do Ambiente às Organizações da Sociedade Civil (GEF-SGP) e conta com a parcerias com a Biosfera I, Câmara Municipal do Sal e o Ministério de Economia Marítima. 

A associação Projeto Biodiversidade é uma organização Cabo-verdiana sem fins lucrativos, criada em 2015, que visa a proteção da natureza através de iniciativas ambientais na ilha do Sal, Cabo Verde. 

PUB

PUB

PUB

To Top