PUB

Política

X Governo constitucional empossado hoje

A cerimónia de tomada de posse do Governo da X Legislatura será presidida pelo Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, esta tarde, no Palácio Presidência da República, na cidade da Praia.

O X Governo constitucional é empossado, esta quinta-feira (20), às 17 horas, pelo Presidente da República.

O novo Governo cabo-verdiano é composto por 28 membros, mais 8 dos que o que iniciaram a legislatura anterior, em abril de 2016, e com o número de mulheres a subir de quatro para nove.

Este elenco governamental que toma agora posse continua a ser liderado por Ulisses Correia e Silva, mantém Olavo Correia como vice-primeiro-ministro, ministro das Finanças e do Fomento Empresarial e o ministério da Economia Digital.

Com Olavo Correia estarão três secretários de Estado. Nomeadamente, Alcindo Mota como secretário de Estado das Finanças, Pedro Lopes da Economia Digital e Adalgisa Vaz como secretária de Estado do Fomento Empresarial.

A Modernização do Estado e da Administração Pública, antes com Olavo Correia, ganham autonomia e passam a constituir um Ministério liderado por Edna de Oliveira.

Ulisses Correia e Silva tem agora dois ministros de Estado. Sendo, Fernando Elísio Freire, como ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, secundado pela secretária de Estado da Inclusão Social, Lídia Lima (ex-vereadora da Câmara Municipal de São Vicente).

O posto de segundo ministro de Estado é ocupado por Janine Lélis, como ministra da Defesa e ministra da Coesão Territorial, deixando a pasta da Justiça para Joana Rosa (até agora líder parlamentar do MpD).

A pasta do Desporto fica a cargo do Carlos Monteiro, ministro-adjunto para a Juventude e Desporto. Filomena Gonçalves passa a liderar o Ministério da Presidência do Conselho de Ministros e Assuntos Parlamentares.

Rui Alberto Figueiredo Soares mantém-se como ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, auxiliado pela secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Myrian Vieira.

O Ministério da Saúde, liderado por Arlindo do Rosário, passa a ser coadjuvado por Evandro Monteiro, secretário de Estado Adjunto do ministro da Saúde.

Na Educação continua Amadeu Cruz com poderes de superintendência no ensino superior, apoiado pela secretária de Estado do Ensino Superior, Eurídice Monteiro.

No Ministério da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva continua,  suportado pelo secretário de Estado da Economia Agrária, Miguel da Moura.

O Ministério da Economia Marítima dá lugar ao Ministério do Mar que continua sob a tutela de Paulo Veiga.

Na Administração Interna continua Paulo Rocha, na Cultura e Indústrias Criativas segue Abraão Vicente, embora perca a tutela da Comunicação Social. A tutela desta área fica com o primeiro-ministro e terá o secretário de Estado adjunto, Lourenço Lopes.

Paulo Rocha segue na Administração Interna, no Turismo e Transportes mantém-se como ministro Carlos Santos, no Comércio, Indústria e Energia, Alexandre Dias Monteiro, no Ministério das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação, Eunice Lopes.

A maior novidade do novo elenco governativo é Jorge Santos, que deixa o cargo de presidente da Assembleia Nacional para assumir as funções de ministro das Comunidades.

C/RCV

PUB

PUB

PUB

To Top