PUB

Sociedade

José Luís Neves felicita mulheres eleitas e diz que Cabo Verde tem dado passos notáveis na defesa e promoção do género

A maior presença e participação das mulheres das Câmaras Municipais, nas Assembleias Municipais, na Assembleia Nacional e Governo deve contribuir para mudar a política em Cabo Verde, espera o secretário-geral da Câmara de Comércio de Sotavento, José Luís Neves, numa publicação na sua página do Facebook.

José Luís felicitou e endereçou votos de “maiores sucessos” a todas as mulheres eleitas nas últimas eleições realizadas no país – autárquicas e legislativas, quer nas listas dos partidos políticos, quer nas listas de grupos independentes.

“Que essa maior presença e participação das mulheres contribua para mudar a política em Cabo Verde, imprimindo-a mais amizade, mais amor, mais tolerância, mais ética, mais transparência, mais bem-comum e mais Cabo-Verde”, reforçou.

Apesar de avanços e recuos, sublinhou, “já vai longo o processo de integração e de crescimento de participação das mulheres na política em Cabo Verde, quer seja através da sua eleição nas listas partidárias, quer seja por escolha ou indigitação para ocupar cargos políticos e órgãos de decisão de relevância nacional”.

Segundo o economista, apesar dos desafios, Cabo verde tem dado passos notáveis na defesa e promoção do gênero, através da criação de instituições inclusivas ligadas às questões de gênero, tais como o Instituto Cabo-Verdiano da Igualdade e Equidade do Género (ICIEG), a Lei da Violência com Base no Gênero (LVBG) e a Lei da Paridade, lembrando ainda que o país já teve governo paritário, mulheres presidentes de Câmaras Municipais, deputadas municipais e nacionais e mulheres na liderança dos dois maiores partidos do país.

José Luís Neves também realçou mulheres cabo-verdianas na diáspora, que, segundo apontou, têm conquistado, por mérito próprio, espaços importantes de participação política, de influência e de decisões políticas.

PUB

PUB

PUB

To Top