PUB

Cultura

Museus de portas abertas em Maio

O Instituto do Património Cultural (IPC) promove durante todo este mês de Maio um vasto programa em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, assinalado a 18 de Maio. Sob o lema “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”, as actividades iniciaram com a apresentação da live “O inventário como base para a salvaguarda do acervo. O caso do Museu de Arqueologia”.

A coordenadora dos museus, Ana Samira Silva, avança que estão previstas visitas guiadas aos museus da Tabanca e da Arqueologia, lançamento de um projecto memória no museu etnográfico da Praia e a participação de Cabo Verde num ‘webinar’ internacional sobre os desafios e oportunidades dos museus em tempos de pandemia.

Ainda no decorrer deste mês, serão realizadas exposições temporárias no Museu da Tabanca e na Escola Secundária Alfredo Silva, em Santa Cruz, encontro de reflexão com os grupos de tabanca no contexto de crise e acção de formação sobre a importância dos museus para o desenvolvimento sustentável no município de Santa Cruz.

A realização de várias actividades para assinalar a data, segundo aquela responsável, visa chamar a atenção das comunidades sobre o papel e a importância dos museus e fortalecer o contexto museológico nacional.

O Dia Internacional dos Museus, 18 de Maio, foi criado em 1977, através da iniciativa do ICOM – Conselho Internacional de Museus, um organismo que integra a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O objectivo é incentivar a população ao hábito de visitar e apreciar os museus, seja de arte moderna, clássica ou contemporânea.        

PUB

PUB

PUB

To Top