PUB

Cultura

CCBCV debate particularidades da estrutura linguística do português

“Pluricentrismo da língua portuguesa: particularidades da estrutura linguística do Brasil, Cabo Verde e Portugal” é o tema da conferência internacional a ser realizada hoje à tarde, pelo Centro Cultural Brasil Cabo Verde (CCBCV), na Cidade da Praia.

A directora do Centro, Marilene Pereira, diz que o objectivo desta conferência é debater as particularidades da estrutura linguística da língua portuguesa e sensibilizar as pessoas para o respeito necessário em relação às particularidades de cada país que fala o português.

“A língua portuguesa é única, mas, dependendo do país, ela tem uma estrutura diferente. Por exemplo, Cabo Verde tenta copiar a morfossintática de Portugal, mas vai chegar um tempo em que terá sua própria estrutura morfossintática, diferente de Portugal porque a morfossintática cabo-verdiana é influenciada pelo crioulo e pelas línguas africanas”, explica.

Marilene Pereira defende a necessidade de se pensar as particularidades da estrutura linguística da língua portuguesa de cada país, salientando que esse exercício é importante e que, inclusive, facilita o aprendizado.

Segundo a mesma fonte, da parte de Portugal e do Brasil, essa questão já está resolvida, faltando da parte de Cabo Verde saber qual é a estrutura da sua língua, para não ser influenciado também, tanto pelo português do Brasil, como de Portugal.

“Cabo Verde precisa encontrar a sua estrutura. É muito importante que os cabo-verdianos saibam, porque essa estrutura tem a ver com a prática dos cabo-verdianos. Então, o que se quer é que, sobretudo, Cabo Verde veja a partir desta conferência qual é estrutura linguística do país para ser ensinada nas escolas, na formação dos professores por forma a evitar que estejam a ancorar em outras realidades que não seja a cabo-verdiana”, sustenta.

O evento conta com a participação de três especialistas, nomeadamente o professor doutor Carlos Faraco, do Brasil, as professoras Amália Lopes, de Cabo Verde, e Nélia Alexandre, de Portugal.

A conferência está marcada para às 16h00 de hoje, 27, e será transmitida na página de rede social do Facebook do CCBCV.

C/RCV

PUB

PUB

PUB

To Top