PUB

Covid-19

Cabo Verde recebe donativo da Unicef orçado em 13 mil contos

Cabo Verde recebeu 28 mil testes rápidos e 62 mil máscaras cirúrgicas da Unicef.

Este apoio ao país está enquadrado no projecto “prevenir e responder a covid-19 em Cabo Verde”, executado pela (Unicef) e financiado pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID).  

A entrega dos donativos aconteceu ontem, e, de acordo com o director nacional da Saúde, Jorge Noel Barreto, as máscaras e os testes rápidos vão ser distribuídos por todas as estruturas de saúde a nível nacional, o que irá reforçar as acções de prevenção e controlo da covid-19 em Cabo Verde.

“É mais um apoio que vem em boa hora, são testes que são utilizados para o rastreio de pessoas infectadas, no sentido de se poderem tomar as medidas para mitigar a propagação do vírus, portanto, o teste rápido tem um grande valor, as máscaras são outras ferramentas que, utilizadas de forma adequada, vão apoiar na mitigação da propagação do vírus”, destacou.

O representante da Unicef em Cabo Verde, Steven Ursino, por sua vez, realçou que o donativo faz parte de um projecto mais vasto que visa contribuir para o reforço nacional à covid-19, com foco nas áreas de comunicação de risco e engajamento comunitário, formação sobre comunicação e risco para jovens líderes locais e organizações e associações comunitárias.

Além disso, reconheceu “o empenho e esforço” de Cabo Verde no reforço à resposta nacional à pandemia da covid-19, “não obstante os desafios que persistem”, devido às demandas da situação.

A representante da USAID, Amanda Porter, em sua intervenção na cerimônia de entrega dos donativos, reafirmou o apoio dos Estados Unidos da América na luta contra a covid-19, garantindo a disponibilidade daquele país no sentido de trabalhar com todos os países na mitigação dos efeitos devastadores económicos e na saúde pública causada pela pandemia.

“As máscaras e os testes rápidos são ferramentas essenciais para monitorar e prevenir a disseminação da covid19. Temos muito orgulho em ajudar a responder a estas necessidades contínuas”, pontou sublinhando também trabalho “contínuo e incansável” de Cabo Verde no combate à pandemia.

C/ Inforpress 

PUB

PUB

PUB

To Top