PUB

Ambiente

Praia: “Bons Amigos” aguarda renovação protocolo com CM para aumentar número de cães castrados

A meta de castração proposta pela Associação Bons Amigos, para o ano 2021, era de três mil cães, número que também não conseguiu alcançar em 2020, por causa da pandemia, e que dá azo ao aumento de animais nas ruas. Este ano já se perderam quase seis meses e a Associação espera ainda conseguir “correr atrás do tempo”, após renovar protocolo com actual Câmara Municipal.

Segundo o seu director-geral, Madueno Cardoso, em 2020, a associação castrou pouco mais de mil cães na cidade da Praia, e espera pelo menos dobrar este número em 2021.

Entretanto, ainda aguarda a renovação do protocolo de colaboração com a actual equipa camarária, pois, apesar de ter capacidade técnica, sozinho não consegue dar vazão ao grande número de cães na rua e abandonados, no maior centro urbano do país.

“É um trabalho muito desafiante e só a Bons Amigos não consegue resolver a problemática dos cães abandonados na cidade da Praia. Mas, acreditamos que, em parceria com a CM, conseguimos atingir este número. E não só, é da responsabilidade da CM fazer o controlo da população canina nos centros urbanos”, lembra, acrescentando que os “Bons Amigos” é um apoio importante, sublinhou Madueno Cardoso.

“Antes da pandemia trabalhamos sempre com a parceria da CM da Praia. Agora, com a entrada da nova equipa camarária, ainda estamos em negociações com a autarquia para a assinatura de um novo protocolo”, prosseguiu.

A CM normalmente contribui com a disponibilização de viatura e pessoas para a captura de cães, enquanto a associação entra com a castração, desparasitação e outros tratamentos.

“Estamos a aguardar há seis meses, ainda não temos um feedback, e aproveitamos para apelar à Câmara que agilize este processo porque temos muito trabalho a fazer, e não podemos esperar mais tempo”, indicou o responsável, sublinhando que já se perdeu muito tempo durante o ano corrente.

Contactada, a directora do Ambiente da autarquia garantiu que a Câmara está em processo de prosseguir com a renovação do protocolo em causa, e que é do seu interesse manter esta parceria, mas que ainda não há uma data definida para a sua efectivação, devido a alguns imprevistos.

A associação

A Bons Amigos é uma associação de proteção animal, fundada no ano 2000, que tem como principal objectivo tratamento e controlo da população canina na cidade da Praia, mas que também tem trabalhado em outros pontos do país.

A sua intervenção é direcionada aos cuidados clínicos e tratamento de animais abandonados, animais que vivem na rua ou mesmo em habitações.

Através de campanhas de castração, mas também de uma aposta na sensibilização, a equipa procura incutir a consciência do não abandono e de cuidar dos animais de companhia, como meio para diminuir e controlar a população canina.

PUB

PUB

PUB

To Top