PUB

Política

46º Aniversário CEDEAO: PR reitera “firme vontade” de maior integração regional na Comunidade

Jorge Carlos Fonseca reiterou, esta sexta-feira, 29, a “firme vontade” da integração regional de Cabo Verde na comunidade, no dia em que se comemora o 46.º aniversário da fundação dessa organização africana.

Para assinalar a data, o Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, enviou uma mensagem endereçada ao presidente em exercício da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO, Nana Akufo-Addo.

“Reafirmo, uma vez mais, a nossa firme vontade de densificarmos mais a integração regional, buscando formas cada vez mais virtuosas de circulação de pessoas e bens, de convergência técnica e normativa e económico-financeira”, escreveu o Chefe de Estado cabo-verdiano.

Para Fonseca, a data constitui uma ocasião para que a Comunidade possa refletir como traçar “um futuro cada vez melhor” e reforçar a eficácia das estratégias conjuntas de reforço da democracia, Estado de Direito, integração e de desenvolvimento. Sempre tendo em vista, diz Jorge Carlos Fonseca, as justas aspirações dos povos, a paz, a estabilidade, a segurança e um desenvolvimento que propicie o bem-estar para todos.

Temáticas como a defesa dos valores da paz, da liberdade e da democracia, em prol do desenvolvimento económico e social harmonioso da CEDEAO, também foram abordadas na mensagem do Presidente.

A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental foi fundada a 28 de maio de 1975, em Lagos, Nigéria, com o objetivo de promover o comércio regional, a cooperação e o desenvolvimento na região.

Além de Cabo Verde que aderiu à organização um ano após a sua fundação, em 1976, integram atualmente a CEDEAO o Benim, Burquina Faso, Costa do Marfim, Gâmbia, Gana, Guiné, Guiné-Bissau, Libéria, Mali, Níger, Nigéria, Senegal, Serra Leoa e Togo.

C/Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top