PUB

Saúde

Mais de 100 pessoas morrem em Cabo Verde todos os anos devido ao uso do tabaco

Mais de uma centena de pessoas perdem a vida todos os anos, em Cabo Verde, devido ao uso do tabaco, que acarreta ainda sérios riscos de Acidente Vascular Cerebral (AVC). Os dados são do Instituto Nacional da Saúde Pública (INSP), que promove, esta segunda-feira, 31, um seminário sobre “Tabagismo e o risco do Acidente Vascular Cerebral”.

“O fumo do tabaco contém mais de 4000 produtos químicos, dos quais pelo menos 250 são prejudiciais, e mais de 50 causam cancro. Sabemos que o tabaco mata metade dos seus utilizadores e que os fumadores apresentam um maior risco de contrair uma doença grave”, atenta a instituição, em nota enviada à imprensa.

Em Cabo Verde, dados do Ministério da Saúde apontam que mais de 100 pessoas morrem por ano devido ao uso do tabaco, sendo o tabagismo uma importante causa de doença vascular cerebral.

“Grandes estudos epidemiológicos efetuados em ambos os sexos demonstram um risco aumentado de AVC entre fumantes, em comparação com não fumantes, bem como uma relação de dose-resposta entre o tabagismo e o risco de AVC e diminuição do risco do AVC após o abandono do cigarro”, explica ainda a mesma fonte.

É neste sentido que o INSP promove um seminário que marca o Dia Mundial Sem Tabaco, assinalado a 31 de Maio, e ainda no âmbito da iniciativa “2021 Ano do Acidente Vascular Cerebral: uma Doença Prevenivel e Tratável, Konxel pa ivital”, com o objetivo de alertar sobre os males causados pelo consumo do tabaco.

O evento, realizado em parceria com a Comissão de Coordenação do Álcool e outras Drogas (CCAD), terá lugar no Hotel Praia Mar, na cidade da Praia e será presidido pelo Director Nacional da Saúde, Jorge Noel Barreto.

O Dia Mundial Sem Tabaco foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo.

PUB

PUB

PUB

To Top