PUB

Cultura

Direção de Museus do Instituto do Património Cultural promove formação e exposição

A formação “Museus para o Desenvolvimento Sustentável” decorrerá de hoje, 31, até 04 de junho, em Santa Cruz, e está enquadrada nas atividades alusivas ao mês dos museus. A exposição estará patente aos visitantes de 31 de maio a 14 de junho.

Promovida pela Direção de Museus do Instituto do Património Cultural, o objetivo da formação é “ampliar o conhecimento sobre os museus e promover a sua importância na comunidade e no contexto do desenvolvimento sustentável”. Neste mesmo sentido, pretende-se também aproveitar o interesse do Município de Santa Cruz na criação de condições para a instalação de um futuro espaço museológico que retrate os “Três Rítmos: Batuque, Funaná e Tabanka”.

A formação, disposta em sessões ministradas pelos técnicos dos Museus, destinam-se aos jovens locais, técnicos municipais e agentes comunitários que participaram em março no projeto de Inventário de Base Comunitário, do património imaterial (Batuque, Funaná e Tabanka), realizado pela Direção do Património Imaterial do IPC.

Com este projeto, espera-se que os formandos estejam capacitados para contribuir no processo de criação do espaço museológico, e mais tarde, assumir com maior autonomia a continuidade do projeto.

Neste mesmo dia, 31 de maio, acontece a abertura da exposição itinerante “Cabo Verde, da descoberta aos nossos dias – Um olhar através dos objetos”. Um evento sobre a etnografia e a arqueologia cabo-verdiana que pretende dar continuidade às ações de transmissão de conhecimento sobre Cabo Verde, seu percurso e identidade cultural, servindo ainda para a componente prática da formação.

PUB

PUB

PUB

To Top