PUB

Covid-19

Líderes mundiais e sector privado reunidos no Japão para mobilizar financiamento destinado à compra de vacinas 

Líderes mundiais e o sector privado reúnem-se, esta quarta-feira (2), com epicentro no Japão, mas com larga participação virtual. O objectivo é a mobilização de um financiamento adicional de dois mil milhões de dólares para garantir a compra de um milhão e 800 mil doses de vacinas contra a covid-19.

A cimeira, segundo a RCV, é uma iniciativa do mecanismo de acesso global às vacinas COVAX e da aliança CAVI da Fundação Bill e Melinda Gates, cujo presidente é o antigo primeiro-ministro português, Durão Barroso.

Além de garantir recursos para acelerar a cobertura global da vacinação, a cimeira reunirá líderes mundiais, o sector privado, a sociedade civil e os principais parceiros técnicos para refletir sobre os desafios e sucessos e olhar para os cenários potenciais para enfrentar a pandemia e reforçar a segurança da saúde global para o futuro.

A cimeira é encerrada ainda hoje com intervenções do primeiro-ministro japonês, do presidente angolano e do presidente da aliança CAVI, Durão Barroso.

Ontem a questão do financiamento e distribuição de vacinas faz manchete na página das Nações Unidas na internet.

Os líderes das quatro mais importantes organizações internacionais realçam em comunicado conjunto que a recuperação ampla da economia exige o fim da crise da saúde em todo o mundo.

No próximo dia 7 de Junho Cabo Verde vai receber 100 mil doses de vacinas, uma doação do governo húngaro que vai ser trazido pelo ministro dos negócios estrangeiros húngaro e nos próximos dias Cabo Verde deve receber ainda da COVAX 31.200 doses.

c/ RCV

PUB

PUB

PUB

To Top