PUB

Desporto

 Santa Catarina: Jovane Cabral quer criar escola de iniciação desportiva para ajudar as crianças

O futebolista cabo-verdiano Jovane Cabral quer criar escolas de iniciação desportiva em Santa Catarina, para dar oportunidade às crianças do município, principalmente as que têm mais dificuldade em enveredar pelo desporto, sobretudo futebol. O anúncio do projecto foi feito durante a homenagem ao jogador, hoje na Câmara Municipal da sua terra natal.

 “Quero criar novas escolas para ajudar as crianças, sobretudo, aqueles que têm menos condições de alcançar todos os seus objectivos e de realizar os seus sonhos. Espero um dia conseguir isso. No meu caso, tive muitas dificuldades no início, mas nunca parei de acreditar e sonhar alto porque só assim podemos alcançar os nossos objectivos”, assegura.

Jovane Cabral espera contar com o apoio da autarquia para implementação dos seus projectos desportivos.

“Espero que a Câmara Municipal de Santa Catarina ajude os jovens do município a nível desportivo e continue a acreditar neles. Até porque Santa Catarina tem muitos talentos e só precisam de oportunidade, e daquele empurrão, para serem atletas bem-sucedidos. E assim representar Santa Catarina e Cabo Verde lá fora. Somos um povo guerreiro, normalmente quando vamos para a cidade da Praia, ou fora do país, conseguimos alcançar os nossos objectivos com humildade”, afirmou.

Inspiração

Na ocasião, a Presidente da Câmara Municipal, Jassira Monteiro deu os parabéns ao jogador, filho de Santa Catarina, que se sagrou Campeão da I Liga Portuguesa, pelo Sporting Clube de Portugal.

“Em nome da Câmara Municipal, e de todos os santacatarinenses, quero dizer que é um orgulho receber-te nesta casa e no município que te viu nascer. Apesar de toda a projecção que já tens lá fora, continuamos a ver- te como um menino humilde que, sempre que pode, vem visitar a sua mãe, amigos e o município”.

Jassira Monteiro exortou ainda Jovane Cabral a continuar a fazer um trajecto inspirador para as crianças e jovens do município e não só.

“Hoje carregas uma responsabilidade, porque os mais jovens revêem-se em ti, como um exemplo, e sonham alto, também. E acreditam que podem ser um futuro Jovane. É nesse sentido que deves pensar onde quer que estejas porque já és modelo para as nossas crianças, mas também para nós, os filhos de Santa Catarina, que sentimos o concelho bem representado”.

E no que tange à abertura da Escola de Futebol, Jassira Monteiro vê a iniciativa com bons olhos e mostrou a total abertura da autarquia em acolher o projecto. Até porque a única escola de iniciação desportiva na modalidade de futebol que existia no concelho de Santa Catarina encontra- se inativa.

Liga Jovane

Por seu turno, o director do Desporto da CMSC, Emanuel Coelho diz que a autarquia quer criar um torneio de Sub 15 e 16 no período de verão. E por isso quer batizar com o nome de “Liga Jovane”, como uma forma de homenagem, mas também de incentivo, para os mais jovens, tendo em conta que foi nessa idade que Jovane começou a dar os seus primeiros passos no futebol internacional.

A proposta da CMSC foi bem aceite pelo atleta que decidiu emprestar o seu nome à liga.

PUB

PUB

PUB

To Top