PUB

Cultura

Cabo-verdianos em residência artística em Portugal apresentam a peça “KastroKriola”

O espectáculo estreia-se a 10 de Junho (Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas) e fica em cena até 12 deste mês, no Mosteiro de São Bento da Vitória. Uma co-produção que resulta de uma experiência de trabalho conjunto entre o Teatro Nacional São João, actores e estruturas culturais cabo-verdianas e portuguesas.

KastroKriola é dirigido pelo director artístico do Teatro Nacional São João (TNSJ), Nuno Cardoso, escrito pelo cabo-verdiano Caplan Neves e conta com a actuação dos actores cabo-verdianos Benito Lopes, Deka Saimor, Emerson Dias, Hugo Paz, Lisa Reis, Milanka-Vera-Cruz e Milton Fonseca.

Em KastroKriola, de acordo com sinopse, Caplan Neves recria “Castro”, uma peça de António Ferreira, propondo uma crioulização cénica que tenta desvendar como este texto clássico simbolicamente ecoa num Cabo Verde de hoje. “A tragédia da contenda real é revista sob o prisma das intrigas internas dos partidos políticos das democracias do nosso tempo”.

Se na obra de Ferreira o risco de ocupação estrangeira e de impureza de “um ouro limpo” é o móbil da punição do amor de Pedro e Inês, em KastroKriola é o escândalo da relação homoafetiva declarada entre Petra – mulher de futuro promissor no círculo do poder – e Kastro que vem “insendiá ese partid y ese paíj”. Ambas enfrentam também a perseguição dos seus pares por “razões de estado” e usam das mesmas armas perante a cegueira e a tirania. Diz-se de Petra: “El obedese un ordem maior: se korason.”

KastroKriola é o resultado do acordo de cooperação celebrado entre o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas de Cabo Verde, o Ministério da Cultura de Portugal e o TNSJ, assinado em setembro de 2019.

A peça estreia a 10 de junho no Mosteiro de São Bento da Vitória, tem a duração de 1h20 minutos, é permitida a maiores de 12 anos e a entrada é gratuita. 

Publicada na edição semanal do jornal A NAÇÃO, nº 718, de 03 de Junho de 2021

PUB

PUB

PUB

To Top