PUB

Mundo

Hoje é Dia Mundial do Ambiente: Papa compara restauração da “Natureza danificada” a “restaurar a nós mesmos”

O Papa Francisco enviou uma mensagem à ONU (Organização das Nações Unidas), no marco do Dia Mundial do Ambiente, que se celebra neste sábado, 5. Na missiva, o Papa Francisco sustenta que a degradação ambiental “é um claro resultado da disfunção económica”.

Por ocasião da apresentação global da “Década da Restauração de Ecossistemas” e do Dia Mundial do Ambiente – assinalados sexta-feira, 4 e, neste sábado, 5, respectivamente, de acordo com o portal vaticannews.va -, promovidos pelas Nações Unidas (ONU), a mensagem do Chefe da Igreja Católica Apostólica Romana, Papa Francisco, foi lida em vídeo, pelo Cardeal Parolin, alertando que a degradação amibental “é um claro resultado da disfunção económica”.

Com criatividade e coragem, tornemo-nos uma “geração da restauração” para os Ecossistemas. “Restaurar a natureza que danificamos”, na verdade, significa em primeiro lugar, restaurar “a nós mesmos” – salienta a missiva.
O foco da Mensagem de Francisco é o Dia Mundial do Meio Ambiente, assinalado neste sábado, que, este ano,  é uma celebração especial, uma vez que acontece no ano em que começa a “Década da Restauração de Ecossistemas”, promovida pelas Nações Unidas.
Enquanto isso, os cientistas avisam que a Humanidade dispõe de “pouco tempo para restaurar o Ecossistema”.

Daí a importância de se assumir compromissos de dez anos, intensificando os esforços para reverter a degradação dos Ecossistemas, que foram explorados por muito tempo, pelo que se  “exige uma visão a longo prazo”, evidenciando, também, a inseparabilidade entre “preocupação pela Justiça Natural para com os pobres, compromisso com a sociedade e paz interior”, ressalta o Papa na Mensagem, exortando a todos a assumirem responsabilidade para consigo mesmo, para com o próximo, a Criação e o Criador.
O Dia Mundial do Ambiente é celebrado, todos os anos, a 5 de Junho.

É um evento anual, que tem como objectivo assinalar acções positivas de protecção e preservação do Ambiente e alertar as populações e os governos para a necessidade de salvar o Meio Ambiente.

PUB

PUB

PUB

To Top