PUB

Cultura

Porto Novo/São João: Retomada peregrinação com imagem do santo padroeiro transportada de carro

A tradicional peregrinação de São João de Porto Novo vai ser retomada este ano. A decisão da igreja Católica passa, contudo, por algumas alterações ao formato habitual. A imagem do santo padroeiro será transportada de carro e não aos ombros dos peregrinos.

Segundo avança a Inforpress, a decisão está a gerar alguma polémica entre os peregrinos, que dizem não concordar com a ideia de transportar a imagem de São João num carro, entre Ribeira das Patas e cidade do Porto Novo (vice-versa), rompendo assim com “uma tradição muito antiga”.

Conforme a mesma fonte, as pessoas têm utilizado as redes sociais para incitar os fiéis a fazer o trajecto a pé, como é tradição, alegando que o estado de calamidade reinante no país não impede que se faça o percurso a pé entre Ribeira das Patas e cidade do Porto Novo.

A Igreja Católica justificou a decisão com o estado de calamidade em que se encontra o país, por causa da covid-19.

Assim, como forma de garantir “as condições mínimas de segurança sanitária”, o número de passageiros nos carros que acompanham a imagem vai ser limitado. A igreja Católica garantiu ainda que durante o percurso haverá “paragens nos lugares de costume, não para as refeições, mas sim para deixar uma mensagem de esperança e dar aos crentes a oportunidade de fazerem as suas promessas”.

No dia 25 de Junho, a imagem do santo regressa à Ribeira das Patas transportada também de carro.

O programa religioso das festas inicia-se, a 14 deste mês de Junho, com a novena do santo.

A Câmara Municipal do Porto Novo também já havia avançado que, devido ao estado de calamidade, as festas vão ser marcadas apenas por algumas actividades desportivas, não colectivas, e alguns eventos que não coloquem em causa a saúde das pessoas.

c/Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top