PUB

Economia

São Domingos: 34 agricultores formados em técnicas para uma agricultura mais sustentável

Trinta e quatro agricultores de São Domingos iniciaram esta segunda-feira,7, uma formação agrícola que visa, sobretudo, a questão da modernização da agricultura, através das novas tecnologias e uma melhor gestão da água.

A formação, uma iniciativa da Câmara Municipal de São Domingos e do Programa Emprego Jovem, é ministrada pelo engenheiro Sérgio Roque e Nemias Gonçalves, e deverá decorrer até final do mês, abrangendo 34 agricultores de todo o município, incluindo mulheres.

Faustina Lopes é uma das participantes, que aceitou o desafio de obter mais conhecimentos para modernizar as suas práticas agrícolas. 

Esta agricultora exerce a sua actividade em Ribeira Achada Baleia, uma ribeira com uma grande extensão de parcelas, mas onde os agricultores enfrentam o problema da água.

“Nós moramos perto do mar. Se tivéssemos uma máquina para fazer a dessalinização, iríamos trabalhar em abundância. Mas não temos nenhum acesso a isso, se tivéssemos água, nós trabalhávamos”, refere a agricultora.

Faustina mostra-se empoderada e determinada em trabalhar a terra e diz que trabalha “como qualquer homem trabalha”, porém, o seu problema, como reitera, é a falta do precioso líquido. 

“Não temos água para trabalhar o suficiente. Apesar da pouca quantidade de água, nós temos de desenrascar”, salienta a agricultora, que enaltece a importância da formação para aprender a gerir melhor a água.

Outro beneficiário é o agricultor Silvestre Sanches, de Rui Vaz. O mesmo afirma nunca ter tido uma formação, e que tudo o que fez, e sabe sobre a agricultura, foi adquirido com a experiência de vida.

“A formação é muito importante, porque, aqui, posso aprender algumas coisas, que eu não possa saber, ainda. Já com essa formação, acredito sair com mais ideias. Nunca tive outras formações, eu faço agricultura pela experiência de vida que tenho. Em Rui Vaz, nós fazemos uma agricultura normal e tradicional só por experiência, mas agora, com a formação, esperamos fazer de uma outra forma”, afirma motivado.

Tal como em Ribeira Achada Baleia, a situação de água em Rui Vaz também depende da chuva, para uma melhor produção agrícola, uma situação que pode ser alterada com a introdução de novas técnicas e uma melhor gestão da água disponível. 

A formação de agricultores está enquadrada no Dia Internacional do Ambiente, com a finalidade de mobilizar recursos para ajudar agricultores e transformar o sector primário em São Domingos, num sector mais resiliente, sustentável e produtivo.

PUB

PUB

PUB

To Top