PUB

Economia

Turismo/São Vicente: 35 gestores intermédios capacitados

Com vista à retoma, o Ministério do Turismo capacitou 35 gestores intermédios das pequenas e médias unidades hoteleiras da ilha de São Vicente. A ação formativa insere-se no plano de retoma do turismo.

A capacitação insere-se no quadro do Programa de Apoio à Competitividade na África Ocidental, em resposta à crise da covid-19 e recuperação do setor do turismo em Cabo Verde.

A coordenadora da componente de capacitação, Ester Cardoso, explica que esta ação formativa veio corresponder a uma necessidade das pequenas e médias unidades hoteleiras da ilha.

“Detetámos algumas carências a nível da gestão, de modo que estamos a preparar a nossa mão de obra”, avança a coordenadora.

Conforma a responsável, será, igualmente, ministrada uma formação ao nível de um ‘software’, que já foi adquirido e instalado na Escola de Hotelaria e Turismo, com vista à apresentação dos relatórios de conta e a todo o tipo de gestão dessas unidades hoteleiras.

Para Ester Cardoso, a formação teve um grande impacto, pois, todas as unidades hoteleiras apresentaram “alguma necessidade” em termos de preparação de alguns instrumentos de gestão, que precisavam ser corrigidos.

“Estamos a preparar os nossos gestores que têm demonstrado uma grande motivação na preparação para a retoma do setor do turismo”, destaca a coordenadora, ao lembrar que o Ministério da Saúde está a implementar uma grande campanha de vacinação, e diz esperar que o país reúna as condições para a reabertura do turismo “e com segurança”.

Os próximos a serem capacitados serão os agentes de viagens, os taxistas, com formação a nível de literacia financeira e “vamos continuar com o reforço da capacitação dos guias de turismo”, adianta.

“Pretendemos implementar, ainda, o reforço de competências a nível dos polícias de fronteiras, como capacidades linguísticas e de acolhimento aos turistas”, acrescenta.

O Ministério do Turismo e Transportes fez hoje a entrega, dos certificados relativos à capacitação dos primeiros 35 gestores intermédios da ilha de São Vicente.  A cerimónia aconteceu nas instalações da Câmara do Comércio de São Vicente.

O curso contou com o financiamento da União Europeia, implementado pelo Programa das Nações Unidas em Cabo Verde (PNUD) e o Ministério de Turismo e Transportes, em estreita parceria com a Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde, e a Escola Profissional de Hotelaria e Turismo da Madeira – Portugal.

C/RCV

PUB

PUB

PUB

To Top