PUB

Cultura

“Prática de Rasta Nguka em Santiago Rural” é a nova obra de Arlindo Mendes

“Prática de Rasta Nguka em Santiago Rural” é o titulo do novo livro do historiador e antropólogo Arlindo Mendes, a ser apresentado hoje, 10 de Junho, na Biblioteca Nacional, às 17 horas. Com a chancela da Livraria Pedro Cardoso, a apresentação vai estar a cargo dos académicos Manuel Veiga e Eurídice Monteiro.

Segundo o autor, à semelhança de outros livros seus, também este procura resgatar uma antiga tradição na ilha de Santiago e cujo nome varia de concelho para concelho, “rasta nguka”. Acto sexual de adolescentes com jumentas a fim de suprirem a falta de mulheres e também para poderem engrossar a fala. Portanto, uma mistura de zoofilia e outras práticas antigas, hoje em desuso.

Arlindo Mendes é licenciado em História pelo ISE (Instituto Superior de Educação), mestre em Estudos Africanos pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Portugal), Doutor em Antropologia e Etnologia pela Universidade da Pau et Pays de l’ Adour (França).

Arlindo Mendes é autor de vários outros livros, além de artigos ligados à morte em Santiago. É autor de “Viver a morte em Santiago: Uma abordagem etnográfica” e “Ritual de «Apanha de Espirito» em Santiago de Cabo Verde.

PUB

PUB

PUB

To Top