PUB

Sociedade

“Cabo Verde tem poucos casos de trabalho infantil” – ICCA

Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA) reconhece poucos casos de trabalho infantil em Cabo Verde. Ainda assim, o interior de Santiago Norte é a região com maior incidência de casos.

Com o lema “Precisamos Agir Agora para Acabar com o Trabalho Infantil”, o ICCA antecipou para hoje, sexta-feira, as atividades alusivas ao 12 de junho, Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, que se assinala este sábado.

Este ano, o concelho de Santa Catarina, no interior de Santiago, foi o local escolhido pelo instituto para a realização das atividades.

Apesar de admitir a existência do trabalho infantil, presidente do ICCA, Maria Livramento Silva, considera que Cabo Verde apresenta números relativamente baixos de casos, sendo a maioria das denúncias oriundas do interior da Santiago.

“Existe o problema do trabalho infantil, mas não é tão preocupante como outros casos em que recebemos mais denúncias. No ano passado, por exemplo, tivemos 24 casos de denúncias, a maioria no interior de Santiago Norte”, declarou Maria Silva.

Segundo aquela responsável, a maioria dos casos são relacionados com crianças que trabalham com a venda de frutas e legumes nas bermas das estradas, “muitas vezes na companhia do país ou familiares”.

O ICCA está hoje em Rincão, localidade onde foi denunciado um caso de trabalho infantil, mas, segundo a presidente, a organização está a trabalhar a nível nacional “no sentido de sensibilizar a população”, falando com as escolas, famílias e com as próprias crianças sobre esta temática.

Por outro lado, embora não tenha dados oficiais, Maria Livramento Silva, acredita que o contexto de pandemia vivido no país possa ter influenciado o risco de trabalho infantil.

“As crianças ficaram muito tempo sem ir à escola, o que pode ter contribuído para que fossem às ruas vender produtos, muitas vezes ajudando as mães que perderam o emprego”.

Ao assinalar o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, a presidente do ICCA apela ao engajamento de toda a população no combate ao problema e lembra que as crianças têm duas tarefas: brincar e estar na escola.

C/RCV

PUB

PUB

PUB

To Top