PUB

Sociedade

Dia Mundial de Combate ao trabalho infantil: As crianças devem estudar e brincar

Assinala-se este sábado, 12, o dia mundial do combate ao trabalho infantil, este ano sob o lema “Precisamos agir agora para acabar com o trabalho infantil”. 

O Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA) antecipou a data e assinalou o dia com um conjunto de atividades, ontem, 11, em Santa Catarina.

A presidente do ICCA, Maria Livramento Silva revela que a maioria das denúncias de casos de trabalho infantil ocorrem em Santiago Norte.

O ICCA tem apostado em ações de sensibilização para esclarecer, sobretudo o que é o trabalho infantil, no sentido de também ajudar a estancar o problema juntamente com as famílias.

“Falar com as crianças, com as escolas, com os professores e com as famílias, no sentido de tentar explicar melhor o que é considerado trabalho infantil, é o que estamos a fazer. A todos os caboverdianos dizer que as crianças não devem trabalhar, elas têm que estudar e brincar”, apela Maria Livramento.

ACRIDES
Por sua vez, a Presidente da Associação de Crianças Desfavorecidas (ACRIDES) constata que o trabalho infantil é uma realidade em Cabo Verde. 

Lourença Tavares defende a necessidade de uma ação preventiva no sentido de empoderar as famílias.

“Temos de criar melhores condições para que nenhuma família coloque a sua criança a trabalhar para sustentar a família. E este ano, tendo em conta a pandemia, a ONU tem como lema não devemos parar a criança e sim deixá-la crescer de uma forma equilibrada, portanto, isso nos anima a continuar a nossa luta”.

A data foi instituida pela organização internacional do trabalho em 2002. A efeméride tem como principal objetivo alertar a comunidade e os governos sobre a realidade do trabalho infantil.

As celebrações ganham uma dimensão maior este ano porque 2021 é o ano internacional para eliminação do trabalho infantil, declarado pela Assembleia Geral das Nações Unidas desde 2019.

C/RCV

PUB

PUB

PUB

To Top