PUB

Mundo

Hoje é Dia Mundial: Papa Francisco recorda a “generosidade” dos Doadores de Sangue

Papa Francisco agradece àqueles que garantem vida, doando sangue. O Chefe da Igreja Católica destaca esta “generosidade”, no marco do Dia Mundial do Doador de Sangue, que é celebrado a cada 14 de Junho.

Neste dia 14 de Junho comemora-se o Dia Mundial do Doador de Sangue. Nas suas palavras após a Oração Mariana de domingo, 13 de Junho – relata vaticannews.va -, o Papa Francisco recordou a data com um pensamento a todos aqueles que tornam possível este dom de vida.

“Esta é uma ocasião para estimular a Sociedade a ser solidária e sensível às pessoas necessitadas. Manifesto meu apreço a todos aqueles que realizam este acto simples, mas muito importante de ajuda ao próximo: doar sangue”, manifestou o Papa Francico, agradecendo, “de coração aos voluntários e os encorajo a continuarem o seu trabalho, testemunhando os valores da generosidade e da gratuidade. Muito obrigado, muito obrigado!”.

O sangue e as transfusões salvam milhões de vidas e melhoram a Saúde de muitos pacientes. Mesmo durante a Pandemia de  COVID-19, a rede de Solidariedade não parou.

Daí que, é importante fazer crescer no Mundo a consciência sobre a importância das doações regulares e, por esta razão, se celebra em 14 de Junho, o Dia Mundial do Doador de Sangue.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) escolheu a Itália, este ano, para sediar o Evento Global, no Auditório “Parco della Musica”, em Roma.

Neste dia 14 de Junho, o programa inclui a inauguração da Aldeia Virtual dos Doadores.

Às 21 horas (locais), o Coliseu será iluminado de vermelho. O lema escolhido para 2021, “Doe Sangue e Faça Pulsar o Mundo”, é um apelo dirigido, especialmente, aos jovens.
No âmbito deste Dia Mundial do Doador, o secretário-geral da OMS, o etíope Tedros Adhanom Ghebreyesus, recordou que “os jovens sofreram imensamente durante esta Pandemia, mas demonstraram uma incrível resiliência e capacidade de adaptação.

Muitos doadores de sangue, em todo o Mundo, acrescentou, “são jovens e é o momento de reconhecer sua incrível contribuição para a Saúde de suas respectivas comunidades”.

O Dia Mundial do Doador de Sangue foi estabelecido em 2005, pela OMS, no dia do nascimento de Karl Landsteiner, um cientista ganhador do Prémio Nobel, que descobriu os três grupos sanguíneos: A – B – 0.

PUB

PUB

PUB

To Top