PUB

Mundo

Irão: Ebrahim Raisi é dado como vencedor das Presidenciais

Ebrahim Raisi venceu as Eleições Presidenciais do Irão e vai tomar posse dentro de 45 dias, anunciou o Presidente-cessante, Hassan Rouhani.

O ainda Chefe de Governo da República Islâmica agradeceu – de acordo com pt.euronews.com -, a participação popular nestas Eleições, evitou saudar logo o vencedor por, ainda, não terem sido anunciados os resultados, de forma oficial, pelo Ministério do Interior, mas Rouhani garantiu que o sucessor já teria conseguido “os votos necessários” para vencer o escrutínio, logo à primeira volta.

“A missão do 12.° Governo terminará em 45 dias”, afirmou Hassan Rouhani.

Um dos principais adversários de Raisi nestas Presidenciais também já reconheceu a derrota.

O antigo comandante da Guarda Revolucionária, Mohsen Rezaei, descreveu a Eleição como “decisiva” e desejou que a Presidência de Raisi permita ao Irão estabelecer um Governo forte e popular, capaz de resolver os problemas do País.

Ebrahim Raisi era apoiado pelo Líder Supremo do Irão, o aiatolá Ali Khameini, e era o grande favorito à vitória, depois de alguns dos principais rivais terem sido desqualificados nesta Campanha Eleitoral.

Descrito como ultra-conservador, Raisi herda do moderado Rouhani um País a atravessar uma grave Crise Económica, devido ao impasse no Acordo Nuclear, que voltou a custar a aplicação de Sanções, após a saída unilateral dos Estados Unidos da América, pela mão de Donald Trump, e acentuada pela COVID-19.

O Acordo Nuclear está, actualmente, a ser renegociado com o Grupo P5+1 (China, Estados Unidos, França, Reino Unido, Rússia mais a Alemanha), para voltar a incluir a Nação, agora, liderada por Joe Biden.

Uma aproximação entre as partes poderá permitir ao Irão algum fôlego, para começar a retoma, numa altura em que se prepara, também, para receber alguns milhões de doses de vacinas, mas tudo vai depender da forma como o novo Presidente encarar as conversações internacionais.

PUB

PUB

PUB

To Top