PUB

Cultura

Revista “Platô” regressa com artigos científicos selecionados do concurso promovido pelo IILP Itamaraty

O oitavo número da revista “Platô”, lançado, na sexta-feira (18), na cidade da Praia, depois de um interregno de quatro anos, reúne seis artigos científicos selecionados do concurso promovido pelo IILP e o Ministério das Relações Exteriores do Brasil (Itamaraty).

Estes artigos, segundo a Inforpress, citando a nota editorial de apresentação da revista, são reflexões sobre a língua portuguesa que contribuem para enriquecer o seu conhecimento nas suas mais variadas realizações e que evidenciam a sua unidade na diversidade, potenciado pela descontinuidade geográfica que caracteriza os estados que integram a comunidade.

“A edição, constituindo-se em um importante ponto de inflexão que interrompe o silêncio de vários anos, vem contribuir e complementar os esforços do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), cuja missão é a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo”, lê-se no editorial.

Os textos apresentados, segundo a mesma fonte, desenvolvem temáticas fundamentais para expor o debate a respeito do idioma no âmbito da comunidade, com submissão de artigos de quase todos os países, sendo o júri composto por membros indicados por todas as Comissões Nacionais.

Acrescenta, ainda, que os trabalhos caracterizaram-se pela originalidade e diversidade de temáticas, pelas diferentes proveniências, e pelas enriquecedoras propostas e experiências que apresentam, assim como pela assunção plena do português como língua comum, partilhada e pluricêntrica.

“Pedagogia do léxico: variedades não-europeias como recurso para o ensino e aprendizagem de português/L2 em Moçambique”, “Desejo de conciliação e lugar de fala: discutindo conceitos para a atuação de formadores de português como língua não materna”, “Reflexões acerca da implementação de um conjunto de atividades potencialmente intercultural”, são alguns dos artigos destacados nesta edição da revista “Platô”.

O Concurso IILP-Itamaraty de Artigos Científicos sobre a Língua Portuguesa, que contou com mais de 60 concorrentes, pretende valorizar e dar a conhecer os trabalhos de uma nova geração de investigadores da língua portuguesa.

A revista “Platô”, propriedade do IILP, se caracteriza como uma publicação digital identificada e alocada em site próprio no qual são disponibilizados todos os seus números para acesso gratuito e impressão integral dos seus conteúdos.

Qualifica-se como periódico especializado, aberto a colaboradores dos países da CPLP, e acompanha os diferentes trabalhos realizados pelo Instituto e as discussões teórico-metodológicas que ilustram e dão consistência às políticas linguísticas consensuadas.

 c/ Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top