PUB

Cultura

Cláudia Sofia canta em 11 idiomas e destaca-se nas noites do Mindelo

Cláudia Sofia é uma jovem cantora, que se aventura nas noites cabo-verdianas do Mindelo, São Vicente, cantando em 11 idiomas. Desde muito cedo teve contacto com vários artistas, e, por isso, o dom e a vontade de cantar, acabaram por fluir naturalmente. A música é uma paixão, mas também uma forma de pagar o curso de Direito.

Cláudia Sofia, 26 anos, natural de São Vicente, começou a dar os seus primeiros passos na música ainda criança, quando teve a oportunidade de estudar técnicas vocais e participar em vários concursos.

 “Aos dois anos de idade já cantava. Eu sentava-me à frente da rádio a ouvir a música de Roberto Carlos, Lady Laura, e Vermelho Vermelhaço, da Fafá de Belém, e eu cantava”, recorda, lembrando ainda que aos cinco anos, a mãe inscreveu-lhe numa escola de música e aos sete participou no primeiro concurso, Chaminé D’Oro, em Portugal. 

Já com 12 anos participou no concurso “Pequenos cantores” e ficou em primeiro lugar. Era o início de mais conquistas e novos desafios.

“Fui novamente a Portugal participar no Chaminé D’Oro, onde fiquei em terceiro lugar. Com o passar dos anos fui aprendendo a tocar guitarra e hoje canto e toco sozinha nas noites cabo-verdianas e em eventos”, conta sobre o seu percurso.

A jovem canta em 11 idiomas, desde os mais comuns, como português, inglês e francês, passando por hebraico e alemão, até russo e chinês. Conforme revela, cantar em todas essas línguas faz-lhe transpor barreiras.

“Eu gosto de me aventurar e viver novos desafios, portanto canto vários estilos musicais, inclusive ópera, e vários idiomas. Eu escrevo as letras à minha maneira e assim consigo pronunciar os sons corretamente. Eu não me sinto somente caboverdiana, então penso que posso cantar em todos os idiomas que eu quiser, inclusive já cantei Sodade de Cesária Évora, em Chinês”, revela.

Cláudia participou no concurso nacional em “Em Palco 100artistas” onde conseguiu mais de 37 mil visualizações na sua apresentação.

Além da música, esta jovem já se aventurou no mundo da moda, onde foi escolhida para trabalhar como modelo em Portugal, mas decidiu regresar ao país e perseguir outros sonhos. Hoje é estudante do segundo ano de Direito, na Universidade do Mindelo.

“Eu concilio os estudos com a música, mas, ultimamente, tem sido puxado, porém a música é a minha grande paixão e é nela que eu tiro dinheiro para pagar os meus estudos”, explica.

Mesmo com dificuldades próprias de uma cidade pequena, como Mindelo, Cláudia olha para o futuro com optimismo e diz ter planos para lançar as suas próprias canções, que “estão na gaveta”. Terminar os estudos e ser uma criminologista, conciliando essa actividade, sempre com a música, fazem também parte dos planos desta jovem cantora.

PUB

PUB

PUB

To Top