PUB

Cinema

Cinema palestiniano debatido e apresentado no CCM

A produção palestiniana da sétima arte marca o primeiro ciclo de cinema organizado pelo Centro Cultural do Mindelo. A exibição das curtas metragens Gaza-London e The Bomb, acontece no dia 25, às 19 horas, seguida de uma conversa com a cineasta e roteirista  Dima Hamdan, convidada desta edição, em live streaming.

Com 14 minutos de duração, o filme Gaza-London aborda o drama de um filho residente em Londres, que perde contacto com a mãe residente na Faixa de Gaza, quando Israel lança um ataque no dia 27 de dezembro de 2008.

“The Bomb”, com 21 minutos de duração, centra-se na relação familiar entre uma mãe e o seu filho.

“Wasim e sua mãe não se dão bem há um tempo. Quando a polícia pede que evacuem sua casa, em Berlim, por uma noite para escavar uma bomba da Segunda Guerra Mundial que foi descoberta na área, mais sentimentos de raiva e mágoa vêm à superfície”.

Eden Cinemateca, conforme nota, é um espaço dedicado à análise do cinema proveniente de um determinado país ou região.

“Cinema como Tema” é, por sua vez, o mote para se debruçar sobre a importância da criação cinematográfica na construção da imagética do referido país.

Dima Hamdan, a convidada desta edição, é uma cineasta e roteirista palestiniana que atualmente mora em Berlim. Dirigiu algumas curtas-metragens em Londres, Amã e Berlim e, atualmente, prepara-se para rodar sua próxima curta, “Blood Like Water”, em Jericho, na Palestina.

PUB

PUB

PUB

To Top