PUB

Cultura

“KastroKriola” apresentada no Mindelo este fim de semana

Após a sua estreia, e “grande sucesso” em Portugal, a peça “KastroKriola” chega no Centro Cultural do Mindelo nos dias 25 a 27 de Junho, com um elenco de oito actores.

“KastroKriola” é uma produção internacional, que culminou numa residência de artistas cabo-verdianos no Teatro Nacional de São João (TNSJ), no Porto (Portugal), onde a peça teve a sua estreia e apresentada entre os dias 08 e 12 de Junho, com “grande sucesso”, segundo o encenador e director artístico do TNSJ, Nuno Cardoso.  

“Mas este projecto não fica por aqui, faz parte de um projecto maior, às vezes silencioso, que implica estudo de espaços, doação de material técnico do São João, que transitará para Cabo Verde”, sublinha, acrescentando que está a estudar com o Ministério da Cultura de Cabo Verde “um conjunto de acções” para consubstanciar a relação do teatro entre os dois países.  

A apresentação no Mindelo, que decorre de 25 a 27 do corrente mês, representa, conforme a mesma fonte, a segunda parte do projecto, que o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas assegurou antes ser “muito relevante” para a internacionalização do teatro cabo-verdiano e criar acções conjuntas, no âmbito da produção e exibição das artes cénicas, formação e pesquisa teatral, assinado em 2019 entre os Governos de Cabo Verde e Portugal, através da tutela da Cultura.   

“KastroKriola”, do cabo-verdiano Caplan Neves, é uma adaptação da peça original “Castro”, do dramaturgo português António Ferreira, escrita em 1587.  

Na adaptação crioula, explica a sinopse, Inês de Castro é Kastro e Pedro converte-se em Petra. A tragédia da história de amor dá lugar ao escândalo de uma relação homo-afectiva.

O espectáculo vai ser apresentado também na Cidade da Praia, de 03 a 05 de Julho.  

PUB

PUB

PUB

To Top