PUB

Cultura

São Domingos acolhe serviços da Sociedade Cabo Verdiana de Música

A CÂmara Municipal de São Domingos conta a partir desta sexta-feira com os serviços da Sociedade Cabo Verdiana de Música (SCM) que visa apoiar os artistas locais no registo da suas obras, assim como aos utilizadores de música conseguirem licença para usarem de forma “legal” as músicas

Serviços da Sociedade Cabo Verdiana de Música como registo do autor e obra,  licença para usar a música de forma legal e serviços de informação e sensibilização passam a ser disponibilizados no Balcão Único da Câmara Municipal de São Domingos.

Para o Presidente da Câmara Municipal de São Domingos, Isaias Varela,este é um município cultural e “esta parceria é fundamental para valorizar cada um dos Homens da música do município e sobretudo proteger as suas criações feita”.

O Edil considera ainda que esta parceria só traz benefícios aos artistas e ao município uma vez que agora podem se beneficiar do fruto das suas criações.

“A partir de agora sabemos que os nossos músicos vão viver cada vez mais da sua arte e vamos trabalhar junto da SCM para fazer com que os direitos do autor sejam valorizados e protegidos, para que juntos possamos elevar cada vez mais, a  cultura em São Domingos e em Cabo Verde” frisa o Edil.

A formação contemplou os 1 semana artistas, parceiros e utilizadores de música do município.

A Presidente da SCM Solângela Cesarovna, por seu turno considera que a abertura desses serviços no Balão Ùnico da Câmara Municipal e a secção de formação de três dias que contemplou a polícia, funcionários da autarquia, músicos e utilizadores da musica é estar a realizar um sonho da SCM.

A edilidade de São Domingos torna-se assim a quinta  autarquia a ser distinguida com como selo Copyright Friendly, por ser o primeiro a pagar os direitos autorais dos músicos e conexos.

“Isto é sem dúvidas um sinal muito forte para os demais utilizadores da música no Concelho, que com este exemplo ficam convidados a aderir, ao SCM, fazer os seus licenciamentos e poderem utilizar a música legalmente”.

Cesarovna considera que a ação formativa foi bastante positiva uma vez que vários utilizadores da música assumiram o compromisso de dirigirem ao Balcão Único fazer o licenciamento passando assim a pagar os direitos autorais.

A Presidente da SCM afirma que pretendem levar esta ação formativa, Direitos do autor e conexos, a todos e que existe toda uma abertura para os municípios aderirem e começarem a pagar os direitos do autor e conexos. “Acreditams que mesmo estando numa época pandêmica todo este esforço em prol dos direitos do autor e conexos está a viver novos momentos e dando frutos”.

PUB

PUB

PUB

To Top