PUB

Sociedade

Fuga de Arlindo Teixeira: Bastonário da Ordem dos Advogados pede esclarecimentos

O Bastonário da Ordem dos Advogados de Cabo Verde, Hernâni Soares, pede às autoridades cabo-verdianas o esclarecimento de questões relacionadas com a fuga de Arlindo Teixeira, acompanhado do seu advogado, Amadeu Oliveira.

Esta fonte, que falava à Rádio Pública, diz não entender como é que pode ser possível alguém que esteja em prisão domiciliar sair do país, passando pelas fronteiras sem ser barrado.

 “Como é que alguém que está preso, em prisão domiciliar consegue sair e consegue ir ao aeroporto e viaja sem qualquer constrangimento. Enfim há muitas questões que ultrapassa não só a questão se o advogado ajudou, mas há muita gente aqui a ter ajudado numa possível saída do país e, tendo em conta a proporção na comunicação social, que o caso do senhor Arlindo Teixeira já tinha, é no mínimo estranho que tenha conseguido passar nos Serviços de Estrangeiros e Fronteira”, disse o Bastonário da Ordem dos Advogados à RCV.

Apesar deste responsável dizer que ainda não conhece os meandros desta fuga, Hernâni Soares lembra que se trata de um crime.

“Naturalmente que a ajuda ou comparticipação com outrem numa fuga, seria também participar num crime”.

Amadeu Oliveira diz que a fuga foi arquitetada porque o Supremo Tribunal quer voltar a condenar o seu constituinte, Arlindo Teixeira, depois do Tribunal Constitucional ter anulado a anterior condenação e vai avisando que não vai acatar a decisão do Supremo a quem acusa de ter decretado abusivamente a prisão domiciliar de Arlindo Teixeira no dia 16 de Junho.

 C/ RCV

PUB

PUB

PUB

To Top