PUB

Covid-19

Cabo Verde vai aderir ao Certificado Verde Digital da covid-19

O Governo está a trabalhar para a validação do certificado verde digital da covid-19, já aprovado pelo Parlamento Europeu, para facilitar a circulação em Cabo Verde, enquanto país receptor dos turistas.

Em declarações à Inforpress, o director nacional da saúde, Jorge Noel Barreto, considerou que “provavelmente este será o caminho de todos os países no mundo”, alegando ser este uma das causas da insistência da vacinação. Futuramente, precisou, “a tendência é de todos os países estarem no mesmo sistema de certificado verde”.

“É algo que serve para proteger a população. Se você permite que as pessoas vacinadas cheguem ao país, sem necessidade de fazer o teste, dá alguma garantia de protecção porque a pessoa está completamente vacinada”, explicou.

Portugal, por exemplo, já emite três tipos de Certificado Digital Covid UE existentes, designadamente certificado de vacinação, que comprova que a pessoa foi vacinada contra a covid-19, certificado de teste, que demonstra que a pessoa tem resultado negativo em testes PCR adequados em tempo real e certificado de recuperação.

Já em relação a variante Delta +, considerada pela Organização Mundial da Saúde como a estirpe mais contagiosa, Jorge Noel Barreto disse que Cabo Verde está atento e a organizar-se para poder fazer a identificação das variantes a nível nacional.

“Não é algo tão fácil. Estamos num processo bastante avançado, mas há possibilidade do envio de amostras para fazer a vigilância, para podermos saber”, realçou.

Consciente de que há sempre o risco de entrada das variantes no país, o DNS aconselhou as pessoas a continuarem com as medidas de prevenção, enquanto ainda não for dito que a pandemia acabou.

c/ Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top