PUB

Covid-19

Maioria dos destinatários da vacina COVAX excluídos do novo ‘Green Pass’ COVID da UE

O “Green Pass” COVID Digital da União Europeia, que será lançado no próximo dia 1 de julho, e tem como objetivo facilitar as viagens de passageiros vacinados e recuperados à Europa, está sendo lançado com um obstáculo importante.  Qualquer pessoa vacinada com uma vacina AstraZeneca produzida pelo Serum Institute of India não seria qualificada para obter a aprovação – e isso inclui a maioria dos cidadãos de países de baixa e média renda que foram imunizados com vacinas distribuídas pela iniciativa COVAX co-patrocinada pela OMS. 

Isso porque o passe verde da UE só reconhecerá a versão Vaxzevria da vacina AstraZeneca que foi produzida e fabricada no Reino Unido ou em outros locais da Europa e, portanto, aprovada pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA).

Em contraste, a maior parte da aquisição e distribuição global das instalações da COVAX foi construída em torno da vacina “Covishield” AstraZeneca, produzida pelo Serum Institute of India.

Em 25 de junho, mais de 89 milhões de vacinas foram distribuídas pela iniciativa COVAX para cerca de 133 países, principalmente de baixa e média renda da África, Ásia e América Latina, de acordo com Gavi, a Vaccine Alliance, que está administrando o programa massivo.  Essa é uma gota no oceano das mais de 2,6 bilhões de doses de vacinas COVID administradas até agora em todo o mundo, de acordo com a OMS. Mas, constitui a maioria das vacinas recebidas em muitos dos países mais pobres do mundo. 

De acordo com o painel de vacinação COVID-19 do CDC da África, mais de 90% das doses de vacina administradas até agora são de Covishield.

Sob o sistema de Certificado Digital COVID da UE, a liberdade será restaurada para a região para indivíduos que foram totalmente vacinados com uma das vacinas aprovadas pela EMA, além de indivíduos que se recuperaram recentemente do vírus e aqueles cujo teste deu negativo. 

Embora a OMS tenha se oposto à emissão de passaportes COVID, um ponto-chave prático de contenção é a não inclusão de Covishield e outras vacinas aprovadas pela OMS na lista de produtos aprovados pela EMA que podem ser considerados para o passe verde digital da UE. 

Quando o Health Policy Watch pesquisou Covishield no site da EMA, não havia registro da vacina, embora Vaxzevria, a versão produzida na Europa, esteja listada.

As informações dos viajantes emitidas pelas autoridades da “Zona Schenghen”, que inclui países da UE e vários outros estados europeus não pertencentes à UE, como a Noruega e a Suíça, também afirmam claramente: “À medida que os Estados-Membros reabrem as fronteiras para viagens de países terceiros -para efeitos essenciais, pretendem também emitir certificados de viagem COVID da UE a viajantes de países terceiros que pretendam entrar no seu território. A Comissão também tenciona aceitar certificados emitidos em países terceiros, que são emitidos nas mesmas condições que os da UE…. Para que o viajante possa obter a vacina, deve ser vacinado com um dos Vacinas aprovadas pela UE. ”  O conselho acrescenta, no entanto, uma advertência afirmando que o indivíduo: “Os Estados-Membros podem, no entanto, emitir o certificado mesmo para aqueles que foram vacinados com outras vacinas, se assim o desejarem”. 

Ao todo, apenas quatro vacinas foram autorizadas pela EMA, sendo elas Comirnaty (BioNTech, Pfizer), Moderna, Vaxzevria (anteriormente COVID-19 Vaccine AstraZeneca) e Janssen (Johnson & Johnson).  Covishield nem mesmo está listada entre as vacinas que estão sendo analisadas pela agência que listou CVnCoV (CureVac), NVX-CoV2373 (Novavax), Sputnik V  (Gam-COVID-Vac), COVID-19 Vaccine (Vero Cell) e CoronaVac  (Sinovac). 

Embora o regime de passaportes deva entrar em vigor na próxima semana, mais de dez países da região, incluindo Alemanha, Grécia e Espanha, já estão emitindo o passe digital verde.

Viajantes COVID de segunda classe

O duplo padrão de reconhecimento da UE para vacinas idênticas da AstraZeneca está começando a causar ondas no continente africano e na imprensa africana – estimulando a raiva e também a hesitação da vacina, conforme relatado pelo canal francês, RFI.fr, esta semana. 

“Quando a vacina [AstraZeneca] foi recebida, representantes da comunidade internacional estavam presentes no aeroporto de Ivato em Antananarivo, incluindo representantes da União Europeia, para encorajar as pessoas a serem vacinadas”, disse Emée Ratsimbazafy, vice-presidente de uma sociedade civil de Madagascar associação, disse RFI.  “E então, de repente, ficamos sabendo que essa vacina não é reconhecida pelas autoridades de saúde europeias. Por que não? Muitas pessoas estão se perguntando se esta vacina é realmente inofensiva e eficaz. Algumas pessoas agora estão relutantes em ser vacinadas ”, disse ele, observando que o padrão duplo gerou temores de que as vacinas COVAX sejam de qualidade inferior.

O Ministro da Saúde de Madagascar, Professor Jean-Louis Rakotovao-Hanitrala, disse que ficou “surpreso e chocado” ao saber que as vacinas sendo distribuídas não seriam aceites na Europa.  “Esta vacina nos foi dada pela OMS e bem recebida pela União Europeia e todas as agências da ONU”, disse ele. Isso, disse ele, “faz-nos pensar se não existe uma vacina para os africanos e outra para os europeus”.

 Do outro lado do continente, os especialistas em saúde nigerianos também estão preocupados que a política da UE possa estimular mais hesitação à vacina – ameaçando a confiança delicadamente construída na vacina que está mais amplamente disponível.

  Os países africanos não podem se dar ao luxo de escolher como os países europeus e, como tal, precisam continuar a construir aceitação em Covishield, enfatizou Oyewale Tomori, professor nigeriano de virologia e presidente do comitê consultivo de especialistas ministeriais da Nigéria em COVID-19.  “Esta é a vacina que temos e continuaremos a encorajar nosso povo a tomar, ao mesmo tempo em que garantimos que não nos encontremos novamente à mercê do resto do mundo em futuras pandemias”, disse Tomori à Health Policy Watch.

C/ Health Policy Watch

PUB

PUB

PUB

To Top