PUB

Mundo

Moçambique: SADC disponibiliza milhões para luta contra Terrorismo

Dez milhões de euros é o valor global que os países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) disponibilizarão para viabilizar o destacamento da Força-Conjunta Regional para apoiar Moçambique na luta contra o Terrorismo.

No final da Reunião Virtual de segunda-feira, 28 – escreve o portal pt.euronews.com -, o ministro das Relações Exteriores de Angola, Téte António, adiantou que fonte de financiamento da Força Conjunta será primeiro o Fundo de Contingência e as contribuições dos Estados-Membros, que vão participar com efectivos, que, também, têm uma contribuição de sete milhões de dólares a ser repartida pelos Estados-Membros.

Os ministros dos Negócios Estrangeiros da SADC (constituída por: África do Sul, Angola, Botsuana, Lesoto, Malavi, Maurício, Moçambique, Namíbia, República Democrática do Congo, Seicheles, Suazilândia, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabué), definiram, também, que até 9 de Julho do presente ano, todos os países que integram a Organização deverão remeter as suas contribuições.

De acordo com o estipulado na última Reunião de Chefes de Estado e de Governo da SADC, os países da Região deverão apoiar a luta contra o Terrorismo em Cabo Delgado, de duas formas.

A primeira, que ficou definida esta segunda-feira, que é a modalidade orçamental; e a segunda, que vai ser definida na Reunião que acontece de 30 de Junho (esta quarta-feira) a 2 de Julho.
Na Reunião que começa amanhã, será definida a capacidade militar ou meios que cada um dos Países da Região deverá enviar para Moçambique.

Cabo Delgado, a Província no Norte de Moçambique, onde avançam mega-projetos para a extracção de Gás Natural, vê-se a braços com ataques de grupos armados, classificados como uma ameaça terrorista, desde Outubro de 2017.

Os ataques  já provocaram a morte de centenas de pessoas. As autoridades moçambicanas contabilizam, também, mais de cem mil afectados pela violência armada na Província daquele País Lusófono da África Oriental, banhada pelo Oceano Índico.

PUB

PUB

PUB

To Top