PUB

Santiago

Ponto alto será em 2033: Diocese de Santiago anuncia comemoração dos 500 anos 

A Igreja Católica começa, em 2023, a celebração dos 500 anos da criação da Diocese de Santiago de Cabo Verde, que acontece em 2033. A Efeméride vai ser assinalada por fases, em torno do tema: “Diocese de Santiago de Cabo Verde, 500 anos de uma Igreja Consciente e Missionária”, sob o lema global: “Ide e ensinai…Eu estarei sempre convosco”.

 O Cardeal Dom Arlindo Furtado , Bispo de Santiago de Cabo Verde, garante que o Programa está sendo preparado pela Igreja, para que a Celebração dos 500 anos conte com a contribuição de todos.

Ainda ele, com esta Comemoração, quer-se contribuir para o fortalecimento de uma Igreja dos discípulos missionários, que “conhece, assume e vive com gratidão e paixão a sua História, projectando um futuro de esperança”.

Por outro lado, pretende-se dar a conhecer o percurso histórico, impulsionar a formação de uma Igreja viva, consciente, missionária no testemunho, alegre da fé, promovendo a Escola de Formação Cristã e dotar a Diocese de estruturas físicas dignas, para a Liturgia e a Evangelização.

E porque a Igreja Católica foi um elemento decisivo na construção da Nação e da Cultura cabo-verdianas, a Diocese exorta aos presbíteros e diáconos, párocos e sua Equipa Pastoral, assim como o Governo e a Sociedade Civil, a se empenharem na Celebração dos 500 anos da Diocese de Santiago de Cabo Verde.

Neste âmbito, convida a Nação Global, nas Ilhas e na Diáspora, a fazerem-se presentes no Evento, que “será de todos os cabo-verdianos” e a mandarem as suas contribuições para: cppc500.diocesesantiagocv@gmial.com.

Dom Arlindo Gomes Furtado realça, também, que a Comissão Responsável pela Organização da Celebração dos 500 anos, espera contribuições e participações das Igrejas de Portugal, com quem Cabo Verde teve uma História “muito partilhada”, assim como, do Vaticano e do Brasil.

Questionado sobre o Orçamento, Dom Arlindo Furtado revela que “ainda não existe uma estimativa”, mas que está  “esperançoso” de que poderão contar com apoios extras, já que se trata de um investimento para se conhecer a História da Igreja em Cabo Verde, que “interessa a todos”.

A Diocese de Santiago de Cabo Verde foi erigida a 31 de Janeiro de 1533, pela “Bula Pro Excellenti Preeminência”, do Papa Clemente VII, com Sede na Ribeira Grande de Santiago (actual Cidade Velha). Na ocasião, abrangia, além das Ilhas do Arquipélago de Cabo Verde, um vasto Território Continental, desde o Rio Gâmbia até ao Rio Santo André, nos confins da Costa do Marfim (actual Côte d’Ivoire).

C/Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top