PUB

Cultura

Elsa Fontes leva “Sinfonia em Claro-escuro” além-fronteiras

A escritora e socióloga cabo-verdiana, Elsa Fontes quer levar a sua mais recente obra “Sinfonia em Claro-Escuro” além-fronteiras e fazer com que este romance chegue aos cabo-verdianos espalhados pelo mundo e não só. Para já estão agendadas duas apresentações em Lisboa, para a segunda semana do mês de julho.

A primeira apresentação em Portugal está prevista para o dia 12 de julho, na União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA), com horário marcado para às 17 horas.

Já o próximo lançamento em Lisboa está marcado para o dia 14, no Centro Cultural de Cabo Verde (CCCV), enquadrado nas actividades de comemoração do seu segundo aniversário de Inauguração – dia 6 de julho.

A próxima paragem da “Sinfonia em Claro-Escuro” pode vir a ser Luxemburgo na perspectiva da sua autora. 

O livro de romance, lançado pela primeira vez em Fevereiro do ano passado, na Cidade da Praia, “conta a história de uma  mulher cabo-verdiana forte,  meiga,  alegre,  sensível  e  também bipolar,  que  navega  no  mundo  carregando  nas costas  o  peso da sua  vida,  da  sua  história,  da  estigmatização da sua saúde  mental,  pelas  sociedades  portuguesa  e  cabo-verdiana”.

A obra que já teve também o seu lançamento em Mindelo de onde Elsa Fontes é natural, já vai na sua segunda edição e encontra-se disponível nas livrarias da Praia, do Mindelo e  da ilha do Sal.

Sobre a autora

Elsa Fontes nasceu em São Vicente e tem a alma partilhada  entre Portugal e Cabo Verde.  Passou parte da sua infância em Luanda e a sua juventude em  Lisboa onde  se licenciou em  Sociologia  e fez o   Mestrado em  Estudos  Africanos   e  Desenvolvimento socioeconómico, ambos pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa. 

De volta a Cabo Verde em  2005,  iniciou  o seu  percurso  profissional  como  Técnica  Superior  no  Ministério  de  Educação, destacada  para a Comissão Nacional de  Cabo Verde  para a UNESC,  em 2013. 

 Como  investigadora  e  socióloga  o  seu  trabalho  foi  sempre  focado em temas de difícil abordagem, nomeadamente o  bairrismo, o comportamento da juventude e a bipolaridade. Nesta sequência, nasceu a suas primeiras obras ‘’O Bairrismo em  Cabo  Verde:  Santiago – São  Vicente’’  em 2007 e  ‘’Juventude Cabo-verdiana:  Bairrismo – Um caso de resistência à  Educação  Não  Formal’’, em 2016. 

 Fora da academia Elsa Fontes faz voluntariado na Fundação Infância Feliz e Associação “A Ponte”, realiza palestras sobre sensibilização para os Direitos Humanos e outros temas de Educação para a Cidadania, para além de outras contribuições sociais na sua área de formação. 

PUB

PUB

PUB

To Top