PUB

Desporto

Miriam Almeida orgulha-se de vestir a camisola dos Tubarões Azuis

Descendente de cabo-verdianos residentes em Portugal, Miriam Monteiro de Almeida, 22 anos, integra a seleção cabo-verdiana que recentemente conquistou a Taça Presidente na modalidade de andebol. A jogadora diz-se orgulhosa de vestir a camisola dos Tubarões Azuis, e honrar o país dos seus pais e avós.

Em entrevista ao A NAÇÃO, Miriam Almeida conta que a sua paixão pelo andebol começou por influência de uma ex-colega que pertencia ao clube Assomada, onde joga atualmente.

“Neste momento jogo na Assomada, no entanto já passei também pelo SIR 1.º de CJB. Os meus objetivos passam por poder ajudar a minha equipa a atingir os objetivos propostos e quem sabe poder ter uma carreira profissional com o andebol”.

Miriam já se destacou no andebol feminino em Portugal, ganhando o título de “Campeã Nacional da 2.ª Divisão Feminina”, e agora em Cabo Verde como uma das representantes da seleção, a jovem diz-se gratificada por poder representar o arquipélago.

“A minha primeira chamada à seleção foi aos 15 anos, à seleção nacional de Portugal, e agora, aos 22, na seleção de Cabo Verde. Para mim representar a seleção é um orgulho enorme, é poder carregar ao peito o país onde os meus pais e avós nasceram e poder honrar isso a eles”, conta.

Com um estilo que mescla o técnico e o agressivo, a jogadora revelou-se uma peça-chave na conquista da Taça Presidente para Cabo Verde.

“Eu me inspiro nas jogadoras Alexandrina Barbosa e Stine Oftedal, e o meu estilo de jogo é uma mistura entre o técnico e o agressivo e os meus pontos fortes são a defesa e a leitura de jogo”.

Aos mais jovens, Miriam Almeida aconselha que sejam exigentes com eles próprios e queiram sempre aprender mais, e se tiverem objetivos pessoais não deixem escapar a oportunidade de os concretizar.

PUB

PUB

PUB

To Top