PUB

Economia

“O empreendedorismo vale sempre a pena” – Matilde Barbosa

Matilde Barbosa, 24 anos, natural do concelho do Porto Novo, em Santo Antão, juntou a formação em Marketing, Gestão Comercial e Empreendedorismo à paixão pela internet. Há um ano criou a sua marca e página nas redes sociais, através da qual presta serviços de marketing, produz e divulga conteúdos de entretenimento, moda e beleza.

Ao A NAÇÃO, a jovem conta que desde pequena gosta de coisas relacionadas com a moda de roupas. “Fazia simulações na frente do espelho, fui crescendo comecei a fazer trabalhos como modelo fotográfica”, pontua.

Entretanto, o interesse foi aguçado depois de estar na universidade e de ganhar competências técnicas no ramo de marketing, para além de outras formações em marketing digital e comércio eletrônico.

Em abril de 2020, após ser declarado o estado de emergência no país, Matilde Barbosa aproveitou o tempo em casa para definir aquilo que seria a sua presença nas redes sociais.

A marca foi lançada em junho, com o nome MB Moda e Beleza, e com conteúdos essencialmente sobre cabelo.

A iniciativa foi tomada, segundo diz, após muito tempo com receio de dar o primeiro passo e de encarar a reação das pessoas. Para ultrapassar esta insegurança, a jovem portonovense focou no seu objetivo de ganhar visibilidade em termos profissionais e captar o interesse de potenciais clientes.

Amadurecimento da marca

Hoje, com um ano de estrada, para além de cuidados capilares, conteúdos de moda e beleza, a jovem presta serviços de marketing e publicidade. Com um conteúdo muito mais abrangente, a marca sofreu uma alteração no nome, e passou a ser MB – Matilde Barbosa.

“Na vertente de entretenimento, eu crio conteúdos diversos, que tem como objetivo transmitir algum conhecimento ao público. Vai desde passar a minha experiência com algum produto, dicas de beleza e moda, e brevemente vou começar a trazer conteúdos bastantes pedagógicos acerca do marketing e comércio. Tem a outra vertente empreendedora onde presto serviços a empresas/instituições e venda de produtos”, detalha.

É um projeto, segundo diz, feito com todo o carinho que ainda está na fase de desenvolvimento, mas que tem merecido uma grande aceitação do público.

A jovem almeja ainda incentivar o turismo em Santo Antão, desenvolver campanhas sociais e passar conhecimentos sobre o marketing pessoal e comercial.

Apesar do mercado limitado na sua ilha de residência, Matilde Barbosa garante que é possível monetizar uma página em Cabo Verde e ter um rendimento através dela. “Já fiz muitos trabalhos e tenho algumas propostas a analisar. Para além de criar conteúdo, sou uma profissional de marketing, já fica mais fácil, pois o meu trabalho fica mais vantajoso e completo para as empresas”, considera.

Em relação à abertura de empresas e instituições para contratar este tipo de serviço, sublinha que ha um avanço e reconhecimento de que o marketing bem feito traz vantagens às empresas.

Vale a pena o esforço

Fazendo uma retrospectiva do seu primeiro ano nas redes, Matilde Barbosa fala em muitos aprendizados e da certeza de que “nunca devemos desistir daquilo que acreditamos”.

“Tudo é no seu tempo, como dizem, “a pressa é o inimigo do sucesso”, temos de ser pacientes. O empreendedorismo vale sempre a pena”, garante.

Começar a criar conteúdos nas redes sociais pode parecer um bicho de sete cabeças, especialmente quando se vai construir um público de raiz. Entretanto, a jovem garante que o número de seguidores nem sempre importa se o conteúdo produzido não se reflete em resultados palpáveis.

O que de facto importa, diz, é transformar o esforço em rendimento. “É um trabalho que desenvolvemos, logo temos de ter um retorno, principalmente quando há investimentos em equipamentos”, assegura.

PUB

PUB

PUB

To Top