PUB

Diáspora

Comunidade cabo-verdiana de Roma reúne-se para celebrar dia da Independência Nacional

A comunidade cabo-verdiana residente em Roma reúne-se, neste domingo (4), para celebrar o Dia da Independência Nacional, assinalado a 5 de Julho.

O evento, que é organizado pela Caboverdemania e Tabankoulos, conta com a participação das associações Amigos de São Nicolau, Amigos de Soncente, NCC-CCN, Nos d’Sintanton, OMCVI, Ponte Internacional e ainda com a cobertura das rádios B. Leza e Onda Azul.

Segundo nota enviada a esta redação, os organizadores tiveram que bloquear as reservas que já tinham superado a presença de 200 pessoas. Para a mesma fonte, trata-se de um sinal que o sucesso está garantido, porque vai ser um dia com um vasto programa que compreende exposição de livros de autores da comunidade, e de italianos, exposição de artesanato cabo-verdiano, quadros do pintor Afonso Rodrigues, panos-de-terra da colecção privada de Marzio Marzot,

A celebração do evento vai ser antecipada por duas breves intervenções, sendo a  primeira dedicada à memória do saudoso Willy Duarte Monteiro, um jovem filho de cabo-verdianos  assassinado no dia 6 de Setembro de 2020.

A segunda é para lançar uma rifa de solidariedade para os deficientes visuais nas ilhas de São Vicente, Santo Antão e São Nicolau, graças ao pedido de Hernani Moreira que está colaborando com a ADEVIC.

O prémio da rifa que vai ser um quadro do pintor Afonso Rodrigues e a entrada será utilizada para adquirir bengalas a serem oferecidas aos deficientes visuais das três ilhas do Barlavento.

A abertura das festividades será dada por tocadores de tambor e as raparigas “Ta colà San Jon” atravessando a sala com os trajes, como manda a tradição sob a coordenação dos apresentadores Jilvar Duarte e Jorge Canifa.

As festividades contam ainda com a intervenção do Embaixador de Cabo Verde em Itália, Jorge Figueiredo Gonçalves.

Um dos pontos altos do evento é o desfile da estilista cabo-verdiana Silene Joia, que vai apresentar a sua criação através das modelos cabo-verdianas Mana Monteiro, Josoelita do Rosário e Riquilene Soares.

PUB

PUB

PUB

To Top