PUB

Diáspora

Tendências: Empreendedora cabo-verdiana cria marca de roupas inspirada em Cabo Verde

A ideia de ter um negócio próprio sempre acompanhou Carla de Pina, de 42 anos, formada em Relações Públicas e Secretariado Executivo e emigrante nos Estados Unidos da América. O país de acolhimento logo proporcionou-lhe condições financeiras e apoios que permitiram a criação da CV SOUL APPAREL, uma marca de moda urbana cujo design se inspira na cultura cabo-verdiana.

Carla de Pina é uma filha de Cabo Verde que encontrou na emigração a possibilidade de viver o “sonho americano”, o tão almejado negócio próprio e a garantia de um futuro promissor para ela e para os filhos.

Nascida na ilha de Santiago, mais concretamente em São Domingos, e criada na cidade da Praia, Carla emigrou para os EUA há quatro anos, juntamente com a família, com a ajuda do seu pai, também emigrante.

Ser empreendedora e ter um negócio que pudesse chamar de seu surgiu ainda em Cabo Verde, mas as limitações que o nosso país enfrenta, entre elas a “falta de recursos e apoios para sustentar um negócio, principalmente para empreendedores iniciantes”, fez com que esta realização pessoal fosse adiada.

Ao chegar aos EUA, deparando-se com a “ampla diversidade cultural” que o país oferece, esta empresária logo viu a oportunidade de criar a sua marca e empresa, que se concretizou em outubro de 2020, após várias pesquisas sobre a moda e a sua influência no mundo urbano.

“Nesta altura criámos o nosso site. Esta foi a plataforma mais viável para iniciar, o que veio a enriquecer mais a nossa visão de empreendedores neste ramo de negócio”, conta Carla sobre o seu projecto desenvolvido juntamente com o marido, Abraão Rodrigues.

Moda urbana inspirada nas ilhas

CV SOUL APPAREL – uma marca de vestuário com alma cabo-verdiana – foi a forma mais autêntica que Carla encontrou para manter e preservar a cultura do seu país e continente. Uma ponte entre Cabo Verde e o resto do mundo “através de designs que inspiram e motivam as pessoas”.

“Na nossa marca, os nossos designs são memórias vivas, que falam da experiência de um povo, da sua cultura nobre e única que está enraizada nas ilhas de Cabo Verde e no continente Africano. Representamos o fortalecimento das pessoas e também pretendemos mostrar o lado mais esplêndido de Cabo Verde e da África”, revela a empresária sobre o negócio.

Entre as peças produzidas estão T-shirts, moletons, mochilas, fatos de banhos, biquínis, fatos de treinos, toalhas, chapéu, entre outros.

Todas as operações de compra e venda são feitas através do seu site www.cvsoulapparel.com e o envio é feito gratuitamente para toda parte do mundo, inclusive para Cabo Verde, através dos correios. Além disso, este trabalho pode ser acompanhado também através das redes sociais Facebook e Instagram.

Lojas física e projectos comunitários

Para o futuro, a ideia é investir em lojas físicas nos Estados Unidos e em Cabo Verde e ser reconhecida a nível nacional e internacional.

“Nós queremos alargar os horizontes da moda urbana, inspirar paixões no povo cabo-verdiano, no vestir das nossas roupas com mais orgulho e honra, preservando sempre a nossa identidade sob forma de moda”, finaliza a empreendedora.

A longo prazo, esta empresa recém-criada pretende desenvolver projectos comunitários em Cabo Verde, como forma de agregar valores e ajudar as crianças no que diz respeito à educação.   

(Publicada na edição semanal do jornal A NAÇÃO, nº 720, de 17 de Junho de 2021)

PUB

PUB

PUB

To Top