PUB

Cultura

Diáspora: Elsa Fontes adia as apresentações da “Sinfonia em Claro-Escuro” em Lisboa

A escritora e socióloga cabo-verdiana, Elsa Fontes que contava com dois lançamentos da sua obra “Sinfonia em Claro-Escuro” em Lisboa informa que as apresentações foram adiadas para os próximos meses.

Em uma conversa com o A NAÇÃO, Elsa Fontes explicou que “por motivo de força maior” não conseguiu deslocar-se a Portugal, pelo que as duas apresentações serão reagendadas, talvez para Setembro, data a indicar.

Recorde-se que Elsa Fontes deveria apresentar “Sinfonia em Claro-Escuro” no dia 12 na União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA) e no dia 14, no Centro Cultural de Cabo Verde (CCCV).

A escritora promete voltar para comunicar as próximas datas em que pretende levar o romance a Lisboa, possibilitando a aquisição aos cabo-verdianos e outros, além-fronteiras.

“Sinfonia em Claro-Escuro” lançado pela primeira vez em Fevereiro do ano passado, na Cidade da Praia, “conta a história de uma mulher cabo-verdiana forte, meiga, alegre, sensível e também bipolar, que navega no mundo carregando nas costas o peso da sua vida, da sua história, da estigmatização da sua saúde mental, pelas sociedades portuguesa e cabo-verdiana”.

A obra que já teve também o seu lançamento em Mindelo de onde Elsa Fontes é natural, já vai na sua segunda edição e encontra-se disponível nas livrarias da Praia, do Mindelo e não na ilha do Sal como tinha informado o A NAÇÃO.

Sobre a autora

Elsa Fontes nasceu em São Vicente e tem a alma partilhada entre Portugal e Cabo Verde. Passou parte da sua infância em Luanda e a sua juventude em Lisboa onde se licenciou em Sociologia e fez o Mestrado em Estudos Africanos e Desenvolvimento socioeconómico, ambos pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa.

De volta a Cabo Verde em 2005, iniciou o seu percurso profissional como Técnica Superior no Ministério de Educação, destacada para a Comissão Nacional de Cabo Verde para a UNESC, em 2013.

 Como investigadora e socióloga o seu trabalho foi sempre focado em temas de difícil abordagem, nomeadamente o bairrismo, o comportamento da juventude e a bipolaridade. Nesta sequência, nasceu a suas primeiras obras ‘’O Bairrismo em Cabo Verde: Santiago – São Vicente’’  em 2007 e ‘‘Juventude Cabo-verdiana: Bairrismo – Um caso de resistência à Educação Não Formal’’, em 2016.

Fora da academia Elsa Fontes faz voluntariado na Fundação Infância Feliz e Associação “A Ponte”, realiza palestras sobre sensibilização para os Direitos Humanos e outros temas de Educação para a Cidadania, para além de outras contribuições sociais na sua área de formação.

PUB

PUB

PUB

To Top