PUB

Desporto

Santo Antão: Porto Novo recebe primeira formação de esgrima

Depois de Santiago e São Vicente, a formação em esgrima da Federação Cabo-verdiana da modalidade chegou à ilha das montanhas. A ação formativa arrancou na terça-feira (06) na cidade do Porto Novo e termina no dia 16 de julho.

Conforme o formador português André Pereira, a ideia Federação Cabo-verdiana Esgrima de passa pela formação dos primeiros agentes desportivos da modalidade em Santo Antão. Nomeadamente atletas, treinadores, árbitros e dirigentes.

Participam dessa formação no município do Porto Novo sete formandos, homens e mulheres, de quem, segundo o formador, se espera que possa criar uma associação de esgrima na ilha.  E com “autonomia para dar continuidade ao desenvolvimento da modalidade em Santo Antão”.

Esta formação enquadra-se no âmbito de um projeto da Federação Cabo-verdiana de Esgrima, com o financiamento do Comité Olímpico internacional (COI) para o desenvolvimento e a massificação da esgrima em Cabo Verde.

O projeto já fez uma série formações semelhantes, com a duração de cerca de dez dias, com “bastante sucesso” nos concelhos de Santa Cruz (Santiago), São Vicente, e agora em Porto Novo, numa ilha onde não existia a prática da modalidade.

C/RCV

PUB

PUB

PUB

To Top