PUB

Cultura

Adé lança novo single – “Afrika” que reflete o racismo e a imigração africana

O músico e compositor maiense Adê lançou nesta sexta-feira,9, o seu mais novo trabalho intitulado “Áfrika”, uma reflexão sobre o racismo e a imigração africana. O single da sua própria autoria conta com a participação da cantora guineense Alana Sinkey, e do músico senegalês Nayaban, produzido pelo multi instrumentista brasileiro, Jurandir Santana.

“Áfrika” reflete segundo o seu autor, um cunho social, “com uma mensagem poderosa contra o racismo sofrido por imigrantes africanos e afrodescendentes ao redor do mundo”, uma situação sofrida “na pele” por ele.

“ Este tema surgiu justamente após uma situação racista sofrida por mim diante da polícia espanhola, onde estive literalmente com armas apontadas para minha cabeça em plena luz do dia”, contou o artista em uma nota de imprensa enviada ao A NAÇÃO, dando conta ainda que nos seus 14 anos na Europa, “enfrentei muitos momentos difíceis por ser negro e africano”.

Ao em vez de “alimentar” sentimentos de “muita angústia, tristeza, raiva e indignação” que a seu ver, o racismo traz, preferiu “cantar” as suas experiências dando um “grito” com mensagens que permitem uma maior reflexão sobre o assunto.

Mais do que isso, “Afrika” traz uma diversidade linguística e cultural que junta wolof, crioulo cabo-verdiano, crioulo guineense e espanhol em um único tema.

“Áfrika” já disponível em todas as plataformas digitais chega agora, três meses depois do lançamento de “Fazê Gat”, uma roupagem moderna do estilo  tradicional batuku que Adé apresentou em parceria com Jenifer Solidade e Mestrinho.

No dia 21 de julho, Adé estará a participar no Festival Grec, em Barcelona  e pretende levar “Afrika” um tema “perfeito” para o evento cujo tema é justamente sobre África e imigração.

De realçar que este novo single também faz parte do álbum “Hello Cabo Verde”, que o artista natural da ilha do Maio pretende lançar em outubro deste ano. O conjunto trará dez faixas de música tradicional cabo-verdiana mesclada com

um estilo contemporâneo, com forte presença da música afro-brasileira e da África Continental.

PUB

PUB

PUB

To Top