PUB

Covid-19

BM apoia Cabo Verde com 10 milhões de dólares para reforçar vacinação

O Banco Mundial (BM) aprovou esta sexta-feira um financiamento adicional de 10 milhões de dólares para permitir a Cabo Verde ter o acesso “seguro, acessível e equitativo” às vacinas da covid-19 e assegurar a vacinação eficaz no arquipélago.

Cabo Verde foi o primeiro país em África a beneficiar de um apoio do BM para a distribuição de vacinas para combater a pandemia. O Projecto de Resposta de Emergência Covid-19 ajudará o país a reforçar ainda mais o sistema de vacinação e os sistemas nacionais de preparação em matéria de saúde pública, conforme comunicado de imprensa, citado pela Inforpress.

Este novo apoio orçamental, diz a mesma fonte, ajudará o Governo a atingir a sua meta nacional de vacinação de 70% da população (adulta) até Dezembro de 2021, através do apoio à aquisição e distribuição de doses adicionais de vacinas covid-19 para cerca de 130.000 pessoas.

Na sua intervenção, a representante residente do Banco Mundial, Eneida Fernandes, reconheceu que apesar do “forte empenho” do Governo, a disponibilidade de vacinas tem sido um “enorme constrangimento”, considerando, no entanto, que a vacinação em Cabo Verde é crucial para a retoma do turismo e, consequentemente, para a recuperação económica do país, gravemente afectado pela pandemia com uma contração do PIB de 14,8% em 2020.

Por seu turno, o líder da Equipa de Intervenção do Banco Mundial, Edson Araújo, afirmou que com este financiamento adicional, o apoio fornecido pelo Projecto de Resposta de Emergência covid-19 de Cabo Verde ascende a um total de 20,94 milhões de dólares.

De recordar que a vacinação contra a covid-19 em Cabo Verde começou a 19 de Março de 2021, dando prioridade às pessoas com 60 anos de idade ou mais e aos trabalhadores essenciais, e em Junho foi alargada a todos os adultos com mais de 18 anos. A 1 de Julho, 22% da população adulta tinha recebido pelo menos uma dose da vacina.

c/ Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top